segunda-feira, 1 de março de 2010

Presença minimalista


Rebeca Alcoba, em 19/02/2010







Cortes geométricos, cores uniformes, penteados bem-acabados e aparência limpa são o lema da Xquisite Collection edição dois. Elaborada por Adam Harris, sócio do salão inglês MG Hairdresser. Se o nude virou sucesso na moda, os cabelos clean nunca deixam de ser procurados. Preferidos das mulheres que adotam uma elegância discreta, os looks desta coleção aparecem com um "que" de modernidade.

Versatilidade aos curtos



O curto com pontas angulares à la Vidal Sasson ganha mais ousadia na tonalidade avermelhada. Ora comportado, ora rebelde com os fios arrepiados, o corte se mostra versátil.



Saia da rotina e explore todas as variações possíveis de um corte chanel. A loira platinada teve as pontas do cabelo desfiadas e a franja ajeitada na lateral. Quando solto o corte transmite uma aparência renovada do look tradicional. Para obter uma estilização mais jovem basta desalinhar os fios e finalizar com pomada ou cera. Agora, se a intenção for assumir uma postura mais austera, as madeixas presas para trás valorizam o rosto e revelam toda a personalidade de quem adotou o corte.

Longos brilhantes


Já os longos aparecem com as pontas onduladas, dentro do objetivo de conceder movimento aos fios. Presos ou soltos a ordem é pegar leve na modelagem, deixando as ondas frouxas e caprichar no brilho. O coque lateral exige maior finalização no topo e pontas arrematadas como se fossem costuradas com os grampos.

Fonte: cabeleireiros.com
Lisos com algo a mais



Adam Harris, sócio do salão inglês MG Hairdresser, há 30 anos no mercado, privilegiou os cabelos lisos na sua Xquisite Collection I. Em cada look o hairstylist fez questão de adicionar um diferencial nos cortes e penteados. A linguagem visual faz que a androginia apareça nas formas geométricas, seja em pontas desfiadas ou totalmente lineares.

Pontas em destaque


Não é porque os cabelos são longos que os cortes precisam ser óbvios. As pontas são a chave para ter um longo interessante. Além de manter o cuidado com a hidratação, cortes como este repicado em degradê desde o queixo deixam o visual mais criativo. O acabamento é conquistado fazendo picotes com a tesoura na vertical.

Paleta variada

Do loiro claríssimo ao castanho escuro, os tons escolhidos por Adam já apontam para a temporada de outono-inverno, em que os castanhos fazem sucesso e os loiros recebem uma pigmentação acinzentada

Fonte:cabeleireiros.com
A coloração deu errado. E agora?


Coloração é um processo que exige muita atenção do cabeleireiro. No entanto, ninguém está imune a errar, e nessas horas o importante é manter a calma e consertar um possível estrago. O mesmo acontece quando a cliente chega no salão em prantos na esperança de que alguém repare algum erro cometido por outro profissional.





No caso de uma coloração mal sucedida, o que o cabeleireiro deve fazer?

O primeiro passo a ser dado, quando a análise é feita de maneira equivocada, é estudar o que deu errado e partir para o reparo. Na maioria das vezes, o erro é cometido na escolha do volume do oxidante, ocasionando raízes mais claras e comprimento e pontas mais escuros, ou o contrario, comprimento e pontas claros e raiz que não chegou ao clareamento desejado.
Quando o objetivo era o escurecimento e clareou demais, um tonalizante no tom desejado resolve o caso. Já quando ficou escuro demais, o problema é um pouco maior, diante do fato que uma coloração não irá clarear a parte mais escura. O jeito é lançar mão do descolorante. Para evitar todo esse transtorno, é preferivel perder um tempinho planejando o trabalho, do que arriscar a credibilidade do cliente, tendo que consertar.
Colorimetria é uma ciencia exata, o estudo do trabalho a ser realizado, o cálculo de onde se quer chegar e como chegar, faz com que o profissional erre menos.
Adolescentes gostam muito de mudar a cor dos cabelos. Que tipo de precaução o cabeleireiro deve ter na hora de mudar a cor dos fios das meninas e a partir de que idade isso pode ser feito?
A ética diz que não se deve submeter crianças a tratamentos químicos. Após desenvolver as funções reprodutoras, o indivíduo está biologicamente maduro e os cabelos já apresentam características definidas, ficando exposto a menos riscos.
O profissional deve tratar o adolescente com cuidado, procurando lançar mão dos processos menos agressivos possíveis, para preservar a beleza e saúde dos fios. Já os tratamentos, esses sim podem ser utilizados, para melhorar a condição dos cabelos. No entanto, deve-se atentar para as substâncias utilizadas neles.



Muitas mulheres vão ao salão desesperadas para consertar o estrago feito por outro profissional. Como proceder em situações assim?

Primeiramente, o que deve imperar é o profissionalismo. Nada se ganha denegrindo o profissional que errou. O importante é tranquilizá-la e resolver a situação, não esquecendo que todos nós somos suscetíveis a erros.
O importante é resolver, da melhor forma possível. Caso torne-se inviável uma recuperação imediata, exponha à cliente o que deve ser feito, para otimizar ao máximo os resultados do tratamento.





Quais os tipos de coloração disponíveis no mercado e as principais diferenças entre elas?

O mercado atual de colorações apresenta-se com uma diversidade imensurável de opções, porém, o principal ponto que o profissional deve considerar no momento de optar por uma determinada marca é: o produto é destinado exclusivamente ao profissional? Os ativos de tratamentos e as tecnologias empregadas são atrativas? Garantem maior durabilidade da cor e saúde dos fios?

Todo esse diferencial a ser considerado deve ainda vir acompanhado do seguinte questionamento: o profissional domina as técnicas de colorimetria?





Quais são os maiores estragos que uma coloração pode fazer aos cabelos se não aplicada corretamente?

Desde um ressecamento até o corte químico. Muitas vezes os grandes estragos estão associados à aplicação de colorantes em cabelos muito sensibilizados, ou provenientes de processos químicos incompatíveis. Na dúvida, a melhor opção é aplicar um tonalizante, ou realizar a cristalização, que ajuda na correção dos desbotamentos e da cor, sem agredir os fios que já estão sensibilizados.



Feita a coloração, o profissional deve deixar a cliente a par de quais tratamentos ela deve fazer nos fios para manter a saúde dos cabelos em dia. No caso do salão, quais procedimentos a cliente deve tomar depois de fazer a coloração?

A coloração é um procedimento químico que altera a constituição do fio. Após o processo de colorir, é necessário que o profissional faça a neutralização com produtos específicos para esse fim, geralmente xampus e condicionadores pós-coloração. A função deles é estabilizar o fio, reduzindo a alcalinidade.