sexta-feira, 9 de abril de 2010

Matrix lança linha sem sulfatos



Boa novas leitores! Matrix apresenta linha de tratamento sem sulfato





A Matrix traz para o mercado brasileiro a linha Biolage Delicate Care, desenvolvida para aumentar a durabilidade da cor e oferecer nutrição e proteção prolongada aos fios. Sua fórmula sem sulfato evita a eliminação do pigmento depois de um serviço de coloração.



O sulfato é um ingrediente de limpeza com alto poder detergente. Ele atua de maneira profunda na fibra capilar e, consequentemente, acaba removendo parte dos pigmentos de coloração, especialmente naqueles cabelos mais sensibilizados, que passaram por vários processos químicos. A ausência de sulfato, portanto, garante melhor fixação da coloração porque preserva o pigmento, deixando os cabelos coloridos mais saudáveis e brilhantes.



À base de ingredientes naturais e orgânicos provenientes de sistemas sustentáveis a nova linha possui o Complexo Antioxidante de Açaí e Óleo de Argan que, além de hidratar e nutrir os cabelos, também protegem contra os danos causados pelos radicais livres. Sem silicone sintético, esses ingredientes garantem maleabilidade, brilho, toque natural e maior controle do frizz.



O açaí, originário da Amazônia, é conhecido pelas suas propriedades anti-oxidantes, que ajudam a proteger os fios dos danos externos garantindo o brilho da cor. O açaí é fornecido pela Cooperativa Beraca do Brasil que trabalha junto a comunidades rurais da região amazônica, ajudando-os na assistência, treinamento e negociação dos produtos, visando uma vida melhor para eles.

O óleo de Argan, conhecido por proteger a pele e o cabelo das mulheres de marroquinas durante séculos, é comercializado pela Cooperativa Targanine de Marrocos, que trabalha junto a comunidades carentes para melhorar sua situação econômica e social, por meio de treinamento e educação.
Wanda Alves aponta qual será a tendência em


cores para as próximas estações






Para suprir as vontades das mulheres que buscam ter uma produção única e, logicamente, acompanhar o que está em alta na moda, a hairstylist Wanda Alves ministrou, no dia 29, o workshop “As Cores da Moda” durante a Hair Brasil.



A técnica balaiage, elencada como hit para o outono-inverno, traduz o universo pin-up dos anos 1950 e oferece à mulher mais atitude e personalidade. Segundo Wanda, o look, com mescla de cores fortes, sejam elas quentes ou frias, favorecerá cortes curtos, principalmente os assimétricos, e será responsável pelo retorno retorno constante de clientes ao salão.



Balaiage: diversidade de produções

Cíclica, a moda hair mostra nuances de looks que vão e vêm, mas com releituras cuidadosamente moldadas à atualidade. A balaiage, técnica conhecida por inúmeros cabeleireiros que atuam com colorimetria, segundo Wanda, traz um conceito diferenciado. “Ao invés de mechas verticalizadas, a tendência nos guia para mechas embutidas, em formatos de meia lua e triangular. Desta forma, é possível adquirir profundidade e fusão”, comenta.





A partir deste desenho, o profissional é capaz de criar uma diversidade de produções utilizando cores como loiro claríssimo, loiro dourado, cobre dourado, castanho escuro, preto etc. "Em 2009 apresentamos uma coleção com cores delicadas e técnica que permitia aos fios se fundirem. Este ano investimos em cores marcantes e procuramos acentuar o ponto colorido”, explica a hairstylist.



Além disso, madeixas onduladas ganham contornos peculiares. “Para fazer mechas marcadas em cabelos com ondas, devemos nos atentar ao movimento que eles já têm, seguindo-os à mão livre, ou trabalhar com mechas em ziguezague, desenhando a área a ser colorida com o pente próximo à cabeça “, ensina Wanda.

Cores frias X cores quentes

A balaiage apresenta algumas peculiaridades: é simples, rápida, pode ser feita com diversas nuances e não necessita de retoque contínuo. “Os profissionais podem pensar que a técnica não trará retorno garantido já que o retoque pode ser feito somente depois de cinco meses, mas vale ressaltar que a tendência não precisa ser uma ditadura da moda. Algumas clientes aceitarão o novo conceito e outras continuarão preferindo as técnicas anteriormente usadas”, alerta a palestrante.



“O visagismo também é um quesito importante em relação à colorimetria. O profissional precisa definir quais pontos deve ressaltar e quais deseja minimizar, assim como no corte”, conceitua Wanda. Neste ponto, as cores frias auxiliam no disfarce de pequenos defeitos e as quentes na iluminação a região em evidência.
Alejandro Valente ministra workshop no 1º dia de Hair Brasil



Se aventurar em misturas muitas vezes exigidas pelas próprias clientes que buscam um look original pode resultar em cabelos manchados. Pensando nisso, Alejandro Valente, cabeleireiro paranaense e ganhador da 8° edição do Campeonato Hair Brasil, ensinou, em um workshop realizado no dia 27, os conceitos básicos e dicas de reversão química.


Primárias e secundárias

Uma boa lição para quem executa o procedimento nos salões é destacar, por meio do desenho de uma estrela, quais são as cores principais e as possíveis combinações. “Por meio deste simples guia fica mais fácil entender até que ponto os cabelos devem ser descoloridos e como proceder em pequenos deslizes na hora de neutralizar os fios”, destaca Alejandro.



A base da figura é composta por um triângulo, em que cada ponta corresponde, respectivamente, às cores básicas, amarelo, vermelho e azul. Em seguida, para completar a representação, um segundo triângulo invertido incorpora as cores verde, laranja e violeta, resultado da mescla das nuances primárias. “Partindo desta premissa, conseguimos definir quais são os tons que neutralizam madeixas despigmentadas e as cores quentes e frias”, explica o cabeleireiro.



Além disso, com base no mesmo símbolo é possível identificar o fundo de clareamento de cada nuance. “Um bom exemplo desta característica são as madeixas pretas, que, sem exceção, têm a cor azul como predominante ao serem clareadas”, diz. E emenda: "Não há variações muito dispersas para atingir este passo. O único aspecto influenciador será o tipo de produto e quantidade utilizada".

Intensa, natural e maquiada

Quando o assunto é colorimetria, ter conhecimento do significado dos principais procedimentos é fundamental. Alejandro aproveitou a oportunidade para tirar algumas dúvidas: “A tonalização oferece reflexos aos fios, a neutralização tira o reflexo e dá naturalidade, e a matização mascara a cor-base do trabalho”, diz.



Em clientes de cabelos escuros ou vermelhos que desejam ficar loiras, o ideal é atingir o amarelo, ponto máximo da descoloração, e, posteriormente, utilizar a técnica de neutralização. “Neste caso, para retirar o tom quente, fazer o uso das cores antagônicas, como o violeta, o verde e o azul, trarão um resultado próximo ao platinum”, finaliza o cabeleireiro.