domingo, 9 de maio de 2010

Misturas Perigosas para seu cabelo






Conheça os produtos e tratamentos de cabelos que não podem ser usados juntos.

Progressiva, definitiva, coloração, mechinhas. Mulher é assim: quando cisma, faz. Mas a questão é muito maior do que teimosia, no caso de cabelos. Tem que saber se realmente pode usar aqueles tratamentos e produtos juntos.







Alisamentos em geral

Os alisamentos foram uma febre que todo mundo pensou que não passaria nunca. Muitas mulheres ainda fazem de tudo para conseguir cabelos lisos, muitas vezes sacrificando a saúde dos seus cabelos por causa disso.



A regra é mais ou menos geral nos salões: mexa na cor antes, faça progressiva depois. Mas nem tudo é tão preto no branco, assim. Quando o seu cabeleireiro pergunta o que você já fez no seu cabelo, não é pra ser enxerido, mas porque é preciso mesmo. Se você fez alisamento (relaxamento, definitiva etc.) com amônia, por exemplo, vai ter de usar colorações com essa base também, para que não haja “briga” entre os produtos. Porém, o melhor profissional pra decidir que produto usar sempre será o seu cabeleireiro de confiança.



E por que se diz, então, que progressiva é sempre depois da mudança de cor? Porque a progressiva age sobre a superfície do cabelo. A cor, no interior da fibra. Se você fizer cor depois de fazer progressiva, o fio vai ter que “abrir”, e o resultado pode ser desastroso. Mas se você fizer a progressiva depois, o máximo que vai acontecer é o cabelo clarear um pouquinho.



Ah, e essa quase ninguém sabe: não pode, de jeito nenhum, usar produtos à base de metais (chumbo, mercúrio) – caso de algumas hennas e algumas colorações – sobre um cabelo alisado.



Alongamentos

Se você tem alongamentos (megahair) com queratina, preste atenção porque existem produtos que você não vai poder usar.



Um deles é o xampu anticaspa, que quebra a queratina das mechas. Outra proibição são os xampus antirresíduos, que, aliás, não deveriam ser usados em cabelos com qualquer tratamento (alisamento, coloração). Como a limpeza que eles promovem é muito profunda, acabam tirando do seu cabelo todos os produtos de tratamento.



Evite usar muito creme sobre os nozinhos das extensões. As mechas podem se soltar por estarem hidratadas demais.



Havendo qualquer dúvida, consulte seu cabeleireiro. Mas pense muito bem antes de fazer “loucurinhas” em casa. Porque cabelo cresce. Mas às vezes demora.