quarta-feira, 16 de março de 2011

Água é fundamental para a beleza dos cabelos






Nada mais econômico para um cabelo bonito do que a água pura, ou a água de coco.

Tenho notado o pouco consumo de água principalmente por mulheres, e que isso se reflete na opacidade e falta de vitalidade de cabelos e mesmo na pele.

É até fácil perceber isso já que a falta de água prejudica quase de imediato os dois elementos de revestimento do ser humano, que são o cabelo e a pele. Quando a pessoa está pouco hidratada o primeiro aviso vem nesta capa externa, perdendo o viço e brilho.

Mas isso também se aplica a quem tem cuidados regulares na lavagem, condicionamento e hidratação regular dos fios? O que é feito externamente vai reagir com as condições internas do organismo, numa sinergia que traz o resultado de beleza e vitalidade.

A importância da água no organismo é conhecida mas pouco internalizada, tanto que muitas pessoas confundem a sensação de sede com a fome, pois o estímulo é semelhante. Isso se soma a um hábito da infância de tomar pouca água para não precisar ir ao banheiro que acabam condicionando a pessoa a consumir o mínimo ou até menos do que isso.

Muitas vezes noto que o cabelo e a pele estão envelhecidos e pergunto sobre a frequência de ida ao banheiro, o que parece estranho já que as pessoas não associam uma coisa com a outra. Quando a digestão e a eliminação de urina estão equilibrados pele e cabelo revelam com brilho e elasticidade.

Quando há desequilíbrio – intestino preguiçoso ou retenção de líquido – ambos pele e cabelo são os primeiros sacrificados.


Por experiência pessoal ressalto que o consumo de líquido deve ser prefencialmente de água ou água de coco, que é excelente, ficando sucos e outros líquidos como elementos á parte.

A própria pesquisa médica aponta que o organismo precisa de água mesmo, pura e cristalina, sem ser em forma de suco ou refrigerante, sendo que este último acaba gerando retenção e a pele mostra claramente o desequilíbrio.

O cuidado com cabelos e pele, vem de dentro para fora, começando por uma estima sempre bem trabalhada, que estimula cuidados disciplinados no dia a dia da higiene e beleza, que são capazes de proporcionar bem estar pessoal e para todos que convivem no ambiente social.

Uma pessoa de bem consigo mesma, consciente de sua saúde, nutrição tanto física quanto emocional, com hábitos de beleza regulares e bom astral só pode ficar linda, maravilhosa. Beber água em quantidade suficiente é o primeiro passo.

Vamos falar um pouco sobre a água de coco que proporciona muitos benefícios, sendo que um dos mais importantes e conhecidos é a capacidade de hidratar e repor nutrientes do organismo. Entretanto, a água de coco também pode ser usada nas dietas de emagrecimento: por ser rica em sais de potássio ela atua como diurético, reduzindo a retenção de líquidos que leva a inchaços e aumento de peso, em certa maneira.

A água de coco contém entre seus nutrientes fibra alimentar. Assim, consumir água de coco proporcionará maior sensação de saciedade, e diminuirá a vontade de comer doces entre as refeições.



A água de coco também contribui para o funcionamento do intestino, melhorando a absorção dos nutrientes dos alimentos ingeridos. Além disso, intestino saudável, com funcionamento em dia, implica menos inchaço abdominal, o que diminui a impressão de sobrepeso.

Além de todos esses benefícios, a água de coco tem baixo valor calórico, podendo ser consumida no lugar de refrigerantes. Entretanto, não deve substituir a água potável de maneira alguma, pois esta é indispensável à vida humana, e insubstituível.




Pontas duplas nos cabelos: o que fazer para

 melhorar o problema?






Veja como tratar os fios mesmo com pouco tempo disponível



A correria do dia-a-dia e agenda tumultuada fazem com que muita gente esqueça da vaidade e dos cuidados com os cabelos. Neste momento podem aparecer as pontas duplas, efeito detestado pelas mulheres e que atinge todos os tipos de madeixas.

As pontas duplas dão aos fios um aspecto ressecado e áspero, resultado de falta de hidratação e desgaste da fibra capilar – deixando claro que a saúde da madeixa está péssima. Outros fatores influenciam como: poluição, ar seco, sol, vento, excesso de tratamentos químicos (descolaração, progressivas, tintura) e o uso de produtos de baixa qualidade.


— As mulheres em geral tentam driblar o aparecimento das pontas duplas, com hidratação e massagens capilares. No dia-a-dia, o problema incomoda, mas sua solução acaba sendo adiada. Desta forma, os fios quebradiços e sem vida, podem “detonar” aquele penteado especial. E é neste momento que bate o desespero.

O mercado de cosméticos tem diversas opções para ajudar de maneira prática e fácil a solucionar temporariamente o mal. O silicone é uma das opções. Ele envolve a cutícula capilar com uma película protetora, ajuda a unir as pontas e desembaraçar, dando movimento natural ao cabelo. O ideal é usar o produto com moderação. O uso exagerado deixa o cabelo com aspecto pesado, melado e sujo.

A seguir algumas dicas para solucionar definitivamente o problema:

:: O melhor tratamento é cortar o cabelo regularmente ou no máximo de três em três meses - dois centímetros são suficientes para manter a madeixa em dia, bem cuidada.

:: Evitar banhos quentes, chapinha e secador - calor em excesso resseca os fios e contribui para o desgaste dos fios.

:: Escolha o shampoo e condicionador não pelo preço e sim por benefícios proporcionados aos fios.

:: Faça hidratação de 15 em 15 dias no salão e em casa semanalmente.

:: Alimentação saudável e hidratação são fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Beber muita água ajuda a manter a vitalidade do cabelo.

:: Uso de reparador de pontas com silicone ou leave-in podem ajudar a minimizar o problema e melhorar o aspecto da madeixa temporariamente.

:: Exagerou no uso de algum produto? Use shampoo anti-resíduo uma vez por semana para retirar as impurezas.

:: Quer disfarçar e esconder as temíveis pontas que insistem em aparecer? Abuse dos lenços e faixas.

:: Produtos com filtro solar são ótimos e devem ser utilizados sempre.