segunda-feira, 6 de junho de 2011


CONHECENDO



SHAMPOO







Embora certos componentes da formula prometam revoluções capilares, a principal vocação do shampoo é limpar couro cabeludo e os fios para eliminar a oleosidade natural, impurezas e resíduos da pele. Além de remover dos fios o acumulo de cosméticos finalizadores, a poluição, o cloro, o sal da água do mar, etc.
A formulação, em linhas gerais, contem tensoativos aniônicos que tem a detergência como uma das propriedades principais.
O shampoo é vital para o couro cabeludo e, por melhor que o produto seja, pode agredir (mesmo que pouco) os fios, afinal contem detergente. Porem, a indústria cosmética evolui para minimizar as agreções provocadas pelas lavagens. A primeira conquista foi à criação de opções com pH levemente acido que respeitam as características do couro cabeludo e da camada que envolve o cabelo. A segunda é a utilização de detergentes suaves, do tipo sulfoccinato ou sarcosinato, em vez de sulfato. Estes são responsáveis pela espuma, portanto estão ligados diretamente à quantidade de substancias agressiva.
O grande desafio, agora, é conseguir balancear a formula, de modo que, além de limpar, o shampoo também contribua para a saúde dos fios.

SAL

Um estudo recente realizado pela parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Schulmann de Investigações Cientificas, a Universidade Anhembi Morumbi e a Internacional Speciality Products concluiu que não existem diferenças relevantes ao comparar o desempenho de produtos com cloreto de sódio (sal) e aqueles que não possuem esse ingrediente. O sal aqui é apenas usado para deixar o cosmético com textura mais espessa e pode ressecar a cabeleira, caso utilizado em grandes concentrações. É possível formular o shampoo com a textura mais viscosa utilizando Hidroxietil celulose, PEG-120 e PEG-150, que são espessantes mais caros, porem que contribuem inclusive na qualidade da espuma e estabilidade do produto.


ANTI RESÍDUOS

As opiniões sobre o uso deste tipo de shampoo se divide em 50% aconselham o uso semanal deste tipo, a outra metade em fazer com intervalos de 15 dias, o que é mais recomendado, mas é bom fazer uma analise do estado das fibras para detectar a periodicidade ideal. Com maior concentração de detergentes, esse cosmético elimina restos de finalizadores, shampoos e condicionadores comuns, e até de poluição que vão se acumulando durante as lavagens comuns. Ele pode devolver brilho e vitalidade aos fios.
O shampoo antí resíduos não resseca o cabelo, pois eliminam a sujeira externa sem abrir as cutículas do fio – processo que danifica a estrutura.

SHAMPOOS ESPECÍFICOS

Quando o couro cabeludo sofre com excesso de oleosidade – que, além do desconforto, pode acarretar queda ou caspa (sendo que essa ainda pode ser resultado de agressões físicas ou químicas)-, devem entrar em cena shampoos com princípios ativos que amenizem a produção exagerada de óleo. Geralmente estes produtos possuem tensoativos com maior poder de higienização, além de ingredientes adstringentes (para limpar e acalmar), ativos umectantes (que mantem o couro cabeludo hidratado e protegido), e agentes mentolados, que ao transmitir a sensação de frescor e limpeza, inibem a ação descontrolada das glândulas sebáceas. Tenha cuidado na utilização deste produto, jamais esfregue demais o shampoo no couro cabeludo para não agredir a pele que já esta sensibilizada. Faça uma massagem suave com as pontas dos dedos e movimentos circulares, isso vai estimular a circulação sanguina. E espalhe o produto primeiro nas laterais e na nuca e só depois no topo da cabeça.

COMPOSIÇÃO BÁSICA:

Agua deionizada – veiculo – qsp 100,00 - veiculo
Detergentes/tensoativos: maior concentração (8 a 15%); propriedade de limpeza.
-produtos: lauril sulfato de sódio, lauril sulfato de amônio, lauril éter sulfato de sódio, lauril éter sulfato de amônio, lauril éter sulfoccinato.
Estabilizador da espuma: 1 – 5% -cremosidade/estabilização da espuma/espessante
Opacificante: 1 – 5% cremosidade
Espessante – 0,5 – 5% - ajuste de viscosidade
Condicionadores – 0,5 - % - lubrificação, brilho condicionamento.
Cuidados especiais: variável – ligado ao ingrediente
Modificadores de pH: qs pH – ajuste do pH
Sequestrante: qs – quelação do Ca + + em aguas duras; estabilização do produto.
Conservantes: qs – preservar do ataque microbiano
Fragrância: 0,5 – 1% - perfumação
Solubilizante: 0,5 – 2% - solubilizar óleos essenciais
Corantes: qs – conforme requerido

PRINCIPIOS ATIVOS – COMPOSIÇÃO:

Óleo de malaleuca: bactericida e anti-inflamatório auxilia na manutenção da saúde do couro cabeludo sem prejudicar os fios.
Óleo de Jojoba: indicado no tratamento da caspa é também um poderoso balanceador da oleosidade natural do fio.
Artemia salina: alga marinha que aumenta a oxigenação do folículo piloso.
Glicina vetorizada + algas laminaria: desloca a oleosidade da raiz para as pontas.
Queratina: “Alimento “para a proteína dos fios”“.
Hidrahair AD: reduz resíduos de excesso de cosméticos.


FINAL

Como vimos anteriormente à função principal de um shampoo é de higienizar (limpar) couro cabeludo e os fios do cabelo, por isto seu principal ingrediente é o detergente, donde se conclui que shampoo não é tratamento e sim um cosmético de limpeza. Isto é importante para não sermos enganados que o shampoo trata não ele limpa para receber o cosmético de tratamento, por isto o cuidado especial sempre são um dos últimos na formulação é em uma pequena quantidade e o tempo que fica um shampoo em contato com o couro cabeludo e com o fio é muito pequeno.
Nos rótulos temos de nos habituar a ler, o ingrediente que vem em primeiro lugar é o de maior quantidade e os últimos são em muito pouca quantidade, isto vale para todos os rótulos de produtos cosméticos.
Se compararmos as formulações de 2 shampoos um comercial e outro só vendido nos salões veremos que as formula são as mesmas.




RECONSTRUÇÃO CAPILAR

Desvendando e analisando





ENTENDENDO A ESTRUTURA DO CABELO:



-O cabelo é quase todo formado por proteínas mortas, a maior parte dessas proteínas é a queratina.

Mas, o que são proteínas?

Proteínas são moléculas que possuem função estrutural, ou seja, elas são responsáveis pela estrutura dos fios. As proteínas são formadas pela união de aminoácidos e estes se unem em sequência como os elos de uma corrente.

Os aminoácidos são moléculas orgânicas constituídas por um carbono-alfa (o carbono é um átomo que tem a capacidade de realizar quatro ligações) e a este carbono se ligam um grupo Amina (-NH2), um átomo de hidrogênio (-H), um grupo carboxila(-COOH) e um radical (-R), o grupo radical varia de aminoácido para aminoácido (ao todo existem 20 tipos de aminoácidos).

As ligações entre os aminoácidos (os "elos" das correntes) são chamadas de ligações peptídicas, a ligação peptídica ocorre quando a carboxila (-COOH) perde uma hidroxila (-OH) e o outro aminoácido perde o hidrogênio (-H) do grupo amida, ficando espaços livres para novas ligações e fazendo com que os aminoácidos "se juntem". A hidroxila (-OH) e o hidrogênio(-H) liberados na formação da ligação formam uma molécula de água (OH + H = H2O).

A união de moléculas de aminoácidos formam os peptídeos, como as proteínas são cadeias longas de aminoácidos, estas podem ser chamadas de polipeptídios. Além da queratina, existem milhares de proteínas, em cosméticos encontramos o colágeno, por exemplo. Proteínas vegetais também estão presentes em cosméticos (ex: proteína de trigo, de soja, a veia, etc). Além das proteínas, outras moléculas também possuem função estrutural, como os lipídios e carboidratos, que também possuem função energética.






COMO OS RECONSTRUTORES AGEM:








-As moléculas que possuem função estrutural (ex: proteínas, alguns lipídios e alguns carboidratos) agem "refazendo" a estrutura, tentam trazê-lo ao seu estado inicial. Quando utilizamos proteínas, estamos repondo o que foi perdido por meio de processos químicos e físicos, tentamos devolver a forma do cabelo. Porém, o cabelo é proteína morta e não tem capacidade de se renovar, se isso acontecesse, precisaríamos colocar proteínas apenas uma vez e este se encarregaria de restaurar-se sozinho. Por isso, quando utilizamos proteínas ou moléculas de função estrutural, estamos "depositando" os "ingredientes constituintes" dos fios, com as lavagens, o passar do tempo, os danos, os fios vão perdendo o "depósito" de substâncias, por isso, precisamos sempre estar utilizando produtos. As proteínas também agem formando um filme nos fios que evita a perda de água.


Exemplos de ingredientes com função estrutural: Queratina, proteína de trigo, de soja, de aveia, colágeno, creatina, entre outros.


Além de moléculas com função estrutural, também são utilizadas moléculas com função energética. Lipídios e carboidratos são as principais fontes de energia. Porém, as moléculas de função energética agem preenchendo as microfissuras existentes nos fios. Cabelos danificados possuem a estrutura com mais "buracos" do que cabelos virgens. Exemplos de ingredientes com função energética: Ceramidas (são lipídios), amido,etc.


Cada proteína possui uma cadeia única de aminoácidos. Portanto, a reconstrução que seria mais "completa" é aquela onde usaríamos a queratina, pois estaríamos repondo todos os aminoácidos naturais presentes no cabelo. Proteína de trigo, soja, aveia e colágeno agem reconstruindo os fios também, porém sua cadeia de aminoácidos é diferente da cadeia da queratina, por isso a queratina oferece uma reconstrução completa.








EXCESSO DE QUERATINA:


-Quando aplicamos muita queratina nos fios, o cabelo não suporta a sobrecarga e a queratina vai se depositando na superfície mais externa do cabelo, formando um filme, dando um aspecto rígido e áspero ao cabelo. Quanto mais semelhante à proteína for da queratina, mais facilidade ela terá de endurecer o cabelo com o uso prolongado.




EXEMPLO DE RECONSTRUÇÕES POR INGREDIENTE:


*Queratina:
-K-PAK Joico(o deep reconstructor possui 3% de queratina humana)
-Linha Keratina Vizcaya(queratina + ceramidas)
-Linha Queravit BioExtratus
-Repositor de massa capilar Gold Black Amend
-5 Steps L'anza
-Extrem-up Itallian Hair Tech
-Super Reconstrutor Avlon



*Colágeno:
-Personal Hair Tanagra
-Affirm 5 in 1 + Positive Link Avlon
-Collagen Hair Treatment NPPE
-Tratamento de Enzimas + Terapia de Colégeno Bonacure
-Linha Colageno e Elastina Phytoervas




*Proteína de Trigo,soja,aveia:
-Midollo Alfaparf
-Dumb Blonde Tigi
-Máscara Age Recharge Kérastase(proteína de trigo + ceramidas)
-Máscara Anti Age Amend
-Deep Fuel Redken(proteína do trigo+lípidios+ceramidas)




*Ceramidas:
-Absolut Repair L'oreal
-Linha Resistence Kerastase (a ampola vita-ciment possui 30.000 de ceramidas)
-Biolage Forthetherapie
-Linha Extreme Redken
-Force Vector Loreal
-Elseve Reparação Total 5





*Amido:
-Shampoo e Condicionador Elseve Regenium(amigo de batata modificado+ ceramidas + lanolina)



*Peptídios e Aminoácidos:
-Éh! Reconstrutora Antiidade(peptídios de arroz)
-CAA Hair Shining NPPE(aminoácidos do colageno)
-Repositor de Massa Capilar Tradicional Amend.



Cabelos Inverno 2011 - Cores

Para o inverno 2011 a Wella mostra em seu catalogo cores quentes que mostro a seguir











Cabelos do Fashion Rio - Tendências




Seguem alguns cabelos apresentados durante o Fashion Rio e que me chamaram a atenção