segunda-feira, 27 de junho de 2011


Entenda o rótulo e tire o melhor do seu 


shampoo.






Para não se impressionar com propagandas e escolher o melhor......
Difícil achar quem já não ficou perdida diante de tantos tipos e marcas de shampoo disponíveis. A indústria de cosméticos sempre lança produtos que prometem fios lindos, sedosos e brilhantes, mas na hora de escolher um para você, fique atenta. Nada de se impressionar com propagandas de mulheres com cabelos exuberantes. 
Conhecendo o shampoo 
Para conhecer um shampoo, ler o rótulo é fundamental. “Verifique qual é sua indicação, se contém pH neutro ou sal e evite escolher produtos muito baratos. Dificilmente um bom shampoo, que possui extratos naturais e vitaminas, não é testado em animais e respeita a fisiologia dos cabelos, custa pouco para o fabricante”, afirma Rosely Grossmann, engenheira especializada em cosméticos que estive em contato e preparei esta matéria.
Se você já tem o costume de ler os rótulos, provavelmente deve ter percebido certa semelhança entre os diversos shampoos disponíveis. Trata-se dos ingredientes ativos, chamados de surfactantes. Os dois mais utilizados são o lauril sulfato de sódio e o lauril éter sulfato de sódio. Ambos envolvem e capturam as partículas de gordura que estão nos fios e no couro para serem, então, removidas com o enxágüe.
Na maioria dos produtos há uma indicação de pH neutro, mas você sabe qual diferença isso faz no shampoo? O pH determina o grau de acidez ou alcalinidade. Sua medição é realizada por uma escala, que varia de um a 14. O ponto de neutralidade encontra-se entre 6,5 e 7,5. Como o couro cabeludo é um pouco ácido, com pH entre cinco e seis, os shampoos mais indicados são aqueles que possuem pH até sete. Acima de 7,5, a alcalinidade do produto resseca os fios, deixando-os sem brilho e embaraçados.
Os rótulos também costumam informar se o produto contém ou não sal. Usado para deixar o shampoo mais encorpado e viscoso, o sal retira água dos fios, deixando-os ressecados. Mas uma boa notícia: ele é completamente eliminável das fórmulas e muitos fabricantes já perceberam isso.
As vitaminas e os derivados de plantas, que servem para satisfazer as necessidades dos fios e do couro cabeludo e deixá-los sempre saudáveis, também ganham destaque. Para escolher os mais adequados, diversos fatores devem ser levados em conta, mas o principal é o respeito a cada tipo de cabelo, seja normal, seco, oleoso, misto ou com química.
Escolha seu shampoo
Cabelos normais ou mistos: para o cabelo ser normal, ele precisa ser brilhante, sem química e com o couro cabeludo sem oleosidade excessiva, ou seja, pouca gente tem. Um exemplo de cabelo normal é o das crianças. É mais comum encontrar cabelos normais ou mistos, com couro cabeludo oleoso e pontas secas. Os shampoos para este tipo de cabelo agem duplamente, retirando a oleosidade excessiva do couro cabeludo e hidratando os fios em seu comprimento, com proteínas de trigo, queratina, ceramidas e silicones. Um cuidado especial que eles exigem é na hora do condicionador, que não deve ser aplicado nas raízes. As hidratações também devem ser feitas apenas nas pontas.
Cabelos secos ou ressecados: quebradiços, sem brilho, facilmente embaraçáveis e com muito volume, estes fios necessitam de hidratação. Os shampoos apropriados devem conter ingredientes como ceramidas, queratinas, aloe vera, abacate, manteiga de karité e silicone, além de vitaminas como A, C, E  e pantenol. O agente detergente deve ser suave, à base de extrato de óleos vegetais, como babaçu, milho e coco. A dica para mantê-los hidratados é sempre utilizar um condicionador e também produtos hidratantes sem enxágüe.
Cabelos oleosos: quem tem cabelo oleoso sofre. Para o aspecto não ficar pesado, lavar todo dia é imprescindível. Os shampoos próprios para este tipo de cabelo precisam limpar, fazendo uma leve exfoliação no couro, para que os fios nasçam mais saudáveis e a queda seja combatida. Os ingredientes mais indicados têm origem em plantas, como hamamelis, gengibre, menta e erva doce.
Cabelos crespos ou cacheados: devido à curvatura dos fios, a oleosidade do couro dificilmente chega às pontas, por isso, estes cabelos precisam de substâncias altamente relaxantes e hidratantes. Invista em produtos com queratina, proteína do trigo e do arroz, silicone, ceramidas, cacau, amêndoas, abacate, manteiga em geral e illipê.
Cabelos tingidos: os shampoos mais adequados para cabelos pintados são aqueles que levam em conta dois fatores: a tendência à porosidade destes fios agredidos e a necessidade de preservar a cor. Cabelos escuros devem dar preferência a produtos com filtro solar, proteína do girassol, da nogueira, melanina e groselha negra. Já os loiros, podem usar shampoos com proteína do girassol, camomila e calêndula.
Cabelos com químicas: neste caso os cabelos receberam agressões externas e estão vulneráveis. É necessário utilizar produtos que ajudem o fio a retornar ao seu estado normal, como as proteínas e agentes formadores de um filme protetor nos fios, a manteiga de karité e o silicone. Não esqueça também do filtro solar.
Para tratamento: seja qual for o problema, já existem no mercado produtos próprios para cada um deles. Os shampoos anticaspa, por exemplo, levam em suas formulações ingredientes que combatem a descamação do couro e sua oleosidade excessiva. Mas é importante, qualquer que seja o problema, sempre consultar um dermatologista. Só ele pode indicar o produto mais adequado para você.
Anti-resíduos ou de limpeza profunda: como o nome já diz, estes produtos têm a função de realizar uma limpeza profunda nos fios, retirando excesso de resíduos de produtos, química, cloro e sal. Sua fórmula possui uma grande quantidade de ingredientes detergentes, os surfactantes, que absorvem os resíduos dos fios para então eliminá-los no enxágüe. Mas atenção, os shampoos anti-resíduos não devem ser usados diariamente e nem por cabelos coloridos ou com escova progressiva.
Pré-shampoo: este é um tipo de produto bem novo no mercado. Segundo a engenheira Rosely, os pré-shampoos servem para preparar os fios para receber o shampoo aproveitando melhor suas propriedades. São indicados para qualquer tipo de cabelo.
Lavando os Cabelos 
Agora que você já sabe escolher o melhor shampoo para o seu cabelo, aprender a usá-lo da melhor maneira é o próximo passo. Primeiro molhe bem os fios, deixando bastante água escorrer para tirar o excesso de sujeira acumulada. Dê preferência pela água morna, que preserva a saúde dos cabelos e couro. O calor abre as escamas dos fios, deixando-os ressecados e espetados, além de estimular a oleosidade da raiz.
A quantidade de shampoo que se deve usar em cada lavagem depende do comprimento e do volume dos seus fios, mas dá para ter uma idéia usando a tabela abaixo:
- Cabelos curtos: faça uma conchinha com a mão e coloque shampoo somente no fundo da concha, sem deixar chegar até os dedos.
- Cabelos médios: duas vezes a quantidade indicada para cabelos curtos é suficiente para limpar os fios médios.
- Cabelos compridos: como exigem uma quantidade maior de produto, encha a conchinha da mão por completo.
Para lavar, coloque o shampoo na palma da mão e esfregue uma na outra para só então aplicar nos cabelos. “Passe o shampoo no couro cabeludo e massageie suavemente com os dedos, descendo até as pontas. Lembre-se de nunca utilizar as unhas e de enxáguar bem para tirar todo o produto”, ensina Rosely.
Passar o shampoo uma segunda vez é opcional. Se você faz exercícios físicos, não costuma lavar todos os dias ou possui raiz oleosa, opte por repetir. Já a freqüência das lavagens pode ser diária independente do tipo de cabelo. “Se o produto usado for adequado, não há problema nenhum em lavar todos os dias”, afirma a especialista.
E, por último, mas não menos importante, lembre-se do condicionador. É ele quem fecha as escamas dos fios, abertas pelo shampoo e pela água quente, além de hidratar, nutrir, tratar e proteger os cabelos até a próxima lavagem. “Todo mundo deve usar um condicionador, até quem tem cabelos oleosos, mas, assim como o shampoo, ele deve ser adequado ao tipo de cabelo. Lembre-se só de não passar no couro cabeludo”, completa Rosely.