segunda-feira, 14 de maio de 2012


VIDAL SASSOON (1928-2012)


Morre um dos maiores gênios criativos da coiffure.


Dia 09/05/2012 foi divulgada a morte de Vidal Sassoon. Aos 84 anos, ele lutava contra a leucemia desde 2009. Dono de um talento único que o transformou em um destaque internacional, ele revolucionou a moda em cabelos e por esta razão produzimos esta matéria especial em sua homenagem.

Sassoon foi decididamente um marco nos anos 60, também conhecido como “Swinging Sixties”, com seus icônicos cortes geométrico.  Sassoon  se contrapôs a idéia de mulheres dependerem de penteados construídos, criando  assim uma maneira livre de usar e ousar.  "Para nós, cabeleireiros, o seu legado mais importante foram as técnicas com sua assinatura que foram disseminadas em todo o mundo até hoje˜, afirma Paulo Ricardo, diretor artístico MIX-USE.

Uma vida de histórias

Com 83 anos de idade, Sassoon escreveu uma autobiografia onde relata seus amores, perdas e detalhes do trabalho. “Eu nunca perdi a paixão pelo próprio cabelo”. É a única substância que cresce a partir de seres humanos que você pode dar forma e moldar˜, afirma o hair stylist. Naturalmente, seu livro virou filme.

Sassoon dizia que, além do corte original, a melhor coisa que lhe aconteceu foi ser capaz de criar algo que se tornou um sucesso mundial. ˜Eu pensei que nós devemos dar as mulheres cortes e formas bonitas. Isso deu a cada mulher a capacidade de desfrutar de um corte de cabelo lindo. O meu favorito ainda é um grande corte geométrico que mostra a estrutura óssea. “O pescoço de uma mulher e sua estrutura óssea podem ser muito sexy”, afirmava.

Factory Girl e as musas de Sasson

Mary Quanty com um corte five point, Mia Farow com Boysh, Peggy Moffit com seu Bob inglês.  Sassoon é alguém que nos inspirou até hoje e continuará nos inspirando. Além de ter criado o penteado dos Beatles, da modelo Twiggy e do corte bob à moda inglesa (curto e angular, cortado em um plano horizontal), ele ficou famoso também pelo Five-Point Cut do cabelo da Mary Quant .

Outro corte do tipo “quero já” de Vidal é o que ele criou para a atriz Mia Farrow em “O Bebê de Rosemary”, uma coisa meio à la Joana D’arc e que foi inspiração direta para várias atrizes ao longo dos anos. O corte foi atualizado pela atriz Carey Mulligan e, sem dúvida, é o curto do momento.

Você não precisa ser cabeleireiro ou da indústria da moda para entender essa lenda, porque este homem é de fato a inspiração para milhões de pessoas que têm sonhos. Ele se foi, mas seu trabalho permanece.

Fatos sobre a vida de Vidal Sassoon

- Foi abandonado pelo pai e deixado em um orfanato pela mãe aos cinco anos.
- Aos 17 anos entrou no Grupo 43, uma equipe paramilitar anti-facista. Aos 20, foi para o exército hebraico e lutou na guerra entre a Palestina e Israel.
- Seu primeiro professor em corte de cabelos foi Adolf Cohen.
- A modelo do primeiro corte Five Point foi Grace Coddington, que depois virou diretora criativa da revista Vogue americana como mão direita de Anne Wintour.
- Vidal Sassoon sempre se rodeou dos melhores cabeleireiros para trabalhar em sua equipe.
- O hair stylist fez parte da chamada "invasão cultural inglesa" em Nova Iorque. Entre as celebridades que atendia estava Andy Warhol, que chegou a fazer propaganda dos produtos de Sassoon.
- Foi de Sassoon o corte mais caro da história: U$ 5.000,00 pelo icônico corte Pixie de Mia Farrow em "O Bebê de Rosemary".