terça-feira, 10 de julho de 2012

Ingredientes de produtos cosméticos para cabelo


Ingredientes de produtos cosméticos
 Parte 7

Oxidantes

Oxidantes são produtos químicos que fornecem oxigênio para outras substancias, fazendo com  que estas se tornem oxidadas. São empregados como desenvolvedores  na coloração de cabelo, para formar a tintura sintética que adiciona cor aos cabelos; e utilizados, em concentrações mais elevadas , em produtos clareadores, para destruir o pigmento natural (melanina) e clarear a cor natural do cabelo. Os oxidantes também são utilizados como neutralizadores de ondulações e alisadores de cabelos (agentes redutores).

Propelentes

Propelentes são produtos químicos utilizados em sprays de cabelo na forma de aerossóis, que consistem de um fixador dissolvido em um solvente que seca rapidamente e que é impulsionado do recipiente pelo gás propelente pressurizado ali contido. Esses sprays são mais fáceis de ser utilizados do que aqueles em bombas, e produzem um jato mais seco, com pequenas gotículas.
Embora tenham se passado muitos anos desde que o governo federal dos Estados Unidos proibiu o uso de propelentes, responsabilizados pela destruição da camada de ozônio, os sprays em aerossol continuam a aumentar o medo  de uma calamidade ambiental na mente da maioria dos consumidores. Eles podem ser um pouco mais caros, mas não são mais prejudiciais para o meio ambiente do que aqueles na forma de bomba.
No Brasil, o CFC (clorofluorcarbonados) foi proibido e consta no regulamento técnico que trata da lista de substancias que não podem ser utilizadas em produtos de higiene pessoal.

Reguladores de pH

São produtos químicos (ácidos, álcalis e agentes tampão) utilizados para controlar o pH de produtos cosméticos finalizados. Em relação aos produtos finalizados, ácidos são adicionados para neutralizar álcalis e diminuir o  pH; os álcalis (bases)são acrescentados para neutralizar o pH e os tampões resistem a mudanças no pH e são utilizados para estabilizar o pH.

Solventes

São líquidos utilizados para dissolver outros ingredientes encontrados em produtos cosméticos acabados. Embora a água seja o solvente mais comum em produtos para tratamento de cabelo, outros são utilizados em sprays para cabelo e esmaltes para as unhas. Solventes específicos também são utilizados para extrair óleos essenciais e dissolver as tinturas colorantes.

No próximo post sobre os ingredientes para produtos cosméticos estarei tratando dos surfactantes.