quarta-feira, 23 de julho de 2014

Ingredientes de cosméticos

Surfactantes de Sulfatos....






Oi pessoal, tudo bem?

Já fazia muito tempo que eu estava devendo esse post para vocês, já vou adiantando que o assunto é longo e tentei resumir ao máximo.

Surfactantes de Sulfatos...





Para começar vamos entender o que eles são e quais suas funções.

Os surfactantes, ou tensoativos são compostos que possuem atividade na superfície de interface entre duas fases, tais como óleo-agua, ou seja, eles são capazes de interagir tanto com gorduras (apolares) e com água (polar), por isso são chamados de moléculas afipáticas, pois podem interagir com polares e apolares.

As moléculas de surfactantes por sua vez, possuem duas regiões diferentes: uma região apolar, e outra polar ou iônica. Eles podem ser classificados em: neutros ou iônicos.

Os iônicos podem ser: Catiônicos, nos catiônicos os cátions da molécula formam a região tensoativa; aniônica, nos aniônicos os ânions da molécula é que formam a região tensoativa; anfóteros, nos anfóteros, dependendo do pH da solução ele pode apresentar grupos aniônicos, catiônicos ou neutros (não-iônicos).

Os surfactantes não-iônicos (neutros) possuem uma região hidrofílica(quem tem afinidade com a água) com um ou mais grupos polares.

Simplificadamente, os surfactantes são moléculas capazes de interagir com a água e também com moléculas não solúveis em água (como óleos, gorduras, silicones insolúveis, etc.) graças a essa propriedade elas são capazes de carrear a sujeira dos nossos cabelos, pois se ligam as “sujeiras” (óleos, gorduras, excesso de produto como silicones e etc.) e também se ligam a água, sendo carreadas por ela.

O principal ingrediente dos shampoos são os surfactantes, afinal os shampoos têm como principal função de promover a limpeza dos cabelos.
Os surfactantes mais usados em shampoos são os surfactantes de sulfato, ou seja, que possuem sulfatos em sua composição, eles são baratos, possuem um alto poder de limpeza, além de promover uma boa espuma. Os consumidores têm uma ideia errada de que quanto mais espuma uma shampoo faz mais ele limpa, por isso os fabricantes de shampoos procuram tensoativos que possuam uma alta capacidade de formação de espuma.  Mas a quantidade de espuma não determina o poder de limpeza e um shampoo.
 Alguns exemplos:

Lauril sulfato de sódio (Sodium Lauryl sulfate), é um dos tensoativos mais comuns, é barato, possui um bom poder de limpeza e também um alto poder espumógeno.

Lauril éter sulfato de sódio (Sodium laureth sulfate) é uma molécula um pouco maior que o lauril sulfato de sódio e também é derivada dele, é uma agente de limpeza muito eficiente.

Outros exemplos: Lauril sulfato de Amônio, Lauril éter sulfato de amônio, etc.

Então, qual é o problema com os sulfatos?

De uma maneira geral os surfactantes de sulfato são muito agressivos, justamente pelo seu alto poder de limpeza ele remove impurezas e sujeiras mais acaba removendo também óleos essenciais ao nosso couro cabeludo, causando o ressecamento do couro e por consequência também dos nossos fios. Muitos shampoos têm em suas formulações agentes condicionantes e co-surfactantes para minimizar as agressões, eu já falei um pouco sobre isso nesse post aqui.

Aqui tem um estudo da Unicamp sobre o uso dos sulfatos, recomendo a leitura completa do artigo, e vou colar aqui um pequeno trecho.

“O simples uso diário de xampu faz mais do que eliminar as partículas de sujeira, de poluição e o sebo do couro cabeludo que se acumula nos fios. Ele é tão eficiente que remove até mesmo pequenas partes do próprio fio, contribuindo para produzir danos microscópicos em sua estrutura, alterar a cor e torná-lo mais quebradiço, em especial nas pontas, como comprovaram Inés e a química Carla Scanavez.
Em experimentos no laboratório de físico-química aplicada da Unicamp, Carla decidiu verificar o que cuidados simples diários, como a lavagem com xampu, a escovação e o uso de secador, faziam com o cabelo. Em uma primeira bateria de testes, ela colocou mechas de cabelos castanhos que nunca haviam passado por tratamento químico de molho por 8, 16, 24 e 32 horas em um recipiente com água a 40 graus Celsius e uma pequena dose do principal componente ativo dos xampus, o detergente lauril sulfato de sódio. Analisando os fios ao microscópio eletrônico, Carla constatou que a partir de 16 horas de lavagem ? ou dois meses de banhos diários de 15 minutos ? surgiram buracos e trincas na cutícula, a parte mais externa dos fios, composta por 6 a 18 camadas de placas sobrepostas como escamas.

Os danos aos fios aumentaram quando, numa segunda etapa, Carla tentou reproduzir uma situação mais próxima à que as mulheres enfrentam no cotidiano. Em vez de deixar as amostras de cabelo de molho, ela passou a esfregá-las suavemente com xampu por dois minutos, antes de enxaguá-las com água quente. Em seguida escovou as mechas molhadas, secou-as com um secador de cabelos e tornou a penteá-las. Desta vez os prejuízos apareceram mais cedo. ?A partir de 20 repetições começa a haver danos nas cutículas?, conta Carla.

Executado 120 vezes, o equivalente a quatro meses de lavagens,
escovações e secagens diárias, esse tratamento praticamente eliminou as cutículas. Afetou também o córtex, região interna do fio que concentra 80% da queratina do cabelo, proteína que lhe confere uma resistência à tração maior que a do aço ? só se rompe facilmente um fio de cabelo por causa de seu reduzido diâmetro, que varia de 50 a 100 micrômetros (milésimos de milímetro). Um mês de banhos com essa mesma duração deixou o cabelo perceptivelmente mais claro.”


Ou seja, como mostra o estudo os sulfatos são sim prejudiciais aos nossos fios e cerca de 90% dos shampoos no mercado tem como principal agente de limpeza o lauril sulfato de sódio e o lauril éter sulfato de sódio.

Mas, e agora o que fazer?        

Atualmente já existem no mercado shampoos sem sulfato, e que possuem em suas formulações agentes de limpeza mais suaves e menos agressivos. Além de agredir menos os fios, os shampoos sem sulfato, chamados também de sulfate free, prolongam a cor dos cabelos por mais tempo e também prolongam a duração das escovas progressivas.

O uso dos shampoos sem sulfato é recomendável para todos os tipos de cabelo, principalmente cabelos secos, extra secos, cacheados, crespos, coloridos (para preservar a cor por mais tempo), quimicamente tratados.
Porém, uma vez que você começa a usar shampoos sem sulfato o uso do óleo mineral deve ser evitado, pois alguns surfactantes mais suaves usados em shampoos sem sulfato não removem bem o óleo mineral.

Não vou falar para ninguém jogar seus shampoos fora e comprar novos shampoos sem sulfato. Mas eu aconselho a comprar um shampoo sem sulfato e ir intercalando com o shampoo comum até mesmo para ver se você se adapta a esse tipo de shampoo, pois, algumas pessoas têm dificuldade de adaptação.

Atualmente estou intercalando, usando um shampoo sem sulfato da Matrix-Biolage Colorcarethérapie (que é maravilhoso, agradeço muito minha amiga Fefa por ter me dado ele, super hidratante muito bom), e vou intercalando com os meus shampoos comuns.

Caso você se adapte ao shampoo sem sulfato o ideal é que conforme seus shampoos comuns forem acabando você vá comprando shampoos sem sulfatos e vá deixando os sulfatos de lado, ou passe a intercalar sempre com sulfatos e sem sulfatos, a fim de minimizar os danos.

E se eu não quiser abandonar os sulfatos?
 Bom, eu não estou aqui para dizer que se você deve ou não parar de usar sulfatos, mas é claro que os shampoos com sulfato são mais agressivos, isso é fato. Mas conheço pessoas quem tem cabelos ótimos e usam esse tipo de shampoo, existem também pessoas que não se adaptaram ao uso dos sulfate free e voltaram a usar shampoos com sulfatos. Enfim...cada cabelo é uma sentença. 
Mas de uma maneira geral eu sugiro que vocês pelo menos tentem usar shampoos sem sulfato, algumas pessoas dizem que no começo é mais complicado, mas que depois é melhor coisa que existe. Então não custa nada tentar né?!

Surfactantes de sulfato que são prejudiciais:

Lauril sulfato de sódio
Lauril Éter Sulfato de sódio
Sodium Lauryl Ether Sulfate
Laurel Éter Sulfato de amônio
(existem muito outros, listei apenas os mais comuns).


Alguns surfactantes mais suaves:

Dissodium Laureth Sulfosuccinate,
Cocamidopropyl Betaine,
Sodium Lauroyl Sarcosinate,
Lauryl Glucoside.

(existem muito outros, listei apenas os mais comuns).

Algumas opções de shampoos sulfate free



Novos produtos

SHAMPOO EM PÓ!



Sempre menciono a velocidade estonteante da área cosmética, são tantos lançamentos de produtos, que fica complicado entender a proposta das novidades. Hoje vou falar dos shampoos em pó e como lavar os cabelos a seco.

Shampoos em pó são fórmulas baseadas no poder adsorvente de ingredientes sólidos, trata-se de composições que não contém tensoativo (agentes detergentes), portanto não precisam de enxágue.
São usados desde derivados de tapioca até polímeros ultra tecnológicos, matérias primas que conseguem capturar as partículas de gordura e impurezas presentes na superfície do fio de cabelo, prendendo-as em sua estrutura.
A eliminação das sujeiras se dá por ação mecânica, quando se penteia o cabelo e o material é arrastado para a escova ou pente.

O shampoo em pó é muito prático para várias ocasiões e públicos. Desde um ciclista, que vai trabalhar de bicicleta numa grande cidade e chega ao trabalho com o cabelo repleto de poluição e poeira, até mulheres de cabelos longos e muito volumosos, que demoram a secar.
Até para quem tem uma viagem longa de trabalho e chega ao destino precisando corrigir a aparência antes de uma reunião importante, todos estes são públicos que se beneficiam com o uso do shampoo em pó.

Claro que não se trata de um cosmético que substitui integralmente a lavagem com água, mas pode ajudar em um ou outro momento a manter os fios de cabelo limpos, num processo ultra rápido.

Colaboração Dra. Sonia Corazza