sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Tratamentos de cabelo

COMO SABER QUAL TRATAMENTO MEU CABELO PRECISA
HIDRATAÇÃO NUTRIÇÃO OU RECONSTRUÇÃO
COMO SABER


Olá pessoal!
Hoje minha matéria é sobre um assunto que todos, leitores e clientes, e inclusive no tempo em que eu ministrava workshop, gostam de saber e falar qual tratamento faço em meu cabelo.
Já falei muito sobre esses assuntos, mas resolvi montar um pequeno “guia de identificação” pra facilitar as coisas.
Neste post estou falando para que serve cada um dos tratamentos e quais componentes cosméticos cada produto deve conter para você poder identificar se é um crene de hidratação, ou nutrição ou se é um reconstrutor.
Para explicar do que o seu cabelo precisa, tenho de  mostrar primeiro qual a composição do cabelo. Cerca de 90% do nosso cabelo é composta por queratina, uma proteína que contém 18 aminoácidos em sua estrutura. Ou seja, queratina e aminoácidos são à base de qualquer cabelo. Mas existem os outros 10%, que são igualmente importantes, e desses 10%, 8% é água, lipídeos, glicogênio e ácido glutâmico, enquanto 2% são formados por minerais diversos.

Quando hidratar o cabelo


Assim, pela própria composição do fio do cabelo, dá pra notar que ele precisa de hidratação, de nutrição e de reconstrução, só que essas necessidades variam de cabelo para cabelo, e não só isso, pois um cabelo que hoje precisa de muita hidratação pode, daqui um mês, precisar de mais reconstrução ou nutrição, por exemplo.
Muita gente acha que só precisa tratar o cabelo se fizer alguma química capilar, e isso está errado, pois os fios perdem nutrientes todos os dias em decorrência de processos mecânicos (escova, chapinha, etc), da exposição solar, do vento, das mudanças climáticas, dos banhos de mar, dos banhos de piscina e muitas outras coisas.
Ou seja, o cabelo perde nutrientes o tempo todo, e é preciso repô-los, em maior ou menor grau.
Esta é a etapa que todos os cabelos precisam e não tem problema de fazer em excesso, pode fazer quantas vezes quiser  na semana, com intervalos de 48 horas.

Quando Nutrir o cabelo

 Antes de continuar quero lembrar que nutrição e umectação são a mesma coisa.
Para identificar do que o seu cabelo precisa, olhe pra ele com atenção, e com papel e caneta na mão! Além de olhar, pegue nos fios, passe os dedos nas mechas com suavidade e observe o que “ele está dizendo e pedindo”. Sim, cabelo não fala, mas diz muita coisa, então trate de “ler” os sinais que ele manda.
Ele está ressecado? Está sem brilho? Está poroso? Está sem vida? Está sem balanço? Está desbotado? Está elástico? Está frágil? Está caindo? Está quebrando? Está com frizz? Está crescendo direitinho? Está secando rápido? Está embaraçando fácil? Está com caspa? Está muito volumoso ou perdeu volume? Ficou muito oleoso? Esta etapa pode ser feita semanalmente ou a cada 15 dias em cabelos oleosos.
Esta etapa pode ser feita semanalmente ou a cada 15 dias em cabelos oleosos.

Anote tudo isso e vamos pra etapa seguinte: a análise do histórico!

Quando reconstruir o cabelo?



Você faz ou fez alguma química capilar? Descolore? Pinta? Faz luzes ou mechas? Fez ou faz? Progressiva, relaxamento, alisamento ou similares (plástica dos fios, botox,  etc)? Qual ativo você usou pra relaxar, alisar, fazer progressiva ou qualquer outra escova?

Anote tudo e analise agora a estrutura e as características do seu cabelo. Ele é liso, ondulado, indefinido, cacheado, afro, fino, grosso, oleoso ou seco?
Só cuidado com o excesso de queratina! A cada 15 dias para cabelos danificados ou quimicamente tratados e uma vez por mês para cabelos sem química, a queratina em excesso deixa os cabelos rígidos, e eles podem quebrar.

E quais são os produtos que você usa? Eles são específicos para o seu tipo de cabelo? Quais são os ativos predominantes nesses produtos?

Está tudo anotado? Calma que tem mais! Vamos analisar a sua rotina… Você passa o dia numa sala com ar condicionado ou trabalha exposta ao sol? Usa muito secador e muita chapinha? É rata de praia ou de piscina?

Como saber do que o cabelo precisa

Todas essas perguntas mais parecem um daqueles questionários de pesquisa, mas respondê-las são a forma mais simples de entender quais são as necessidades do cabelo.
De forma muito resumida, só pra vocês terem um parâmetro, a regra é essa:
 O cabelo está sem brilho e ressecado? Então ele precisa de hidratação!
O cabelo está com frizz, volumoso, desalinhado ou poroso? Ele tá pedindo por nutrição!
O cabelo está fino, frágil, quebradiço e “elástico”? Ele grita por reconstrução!
E este questionário seu cabeleireiro também tem de lhe fazer, e anotar em sua ficha de cliente, para poder haver o acompanhamento do tratamento, e saber quais os produtos a serem utilizados, e estes dados é que irão permitir a elaboração do CRONOGRAMA CAPILAR; se isto não for feito por seu cabeleireiro e por você não tem como saber o que utilizar, e avaliar os resultados e fazer as devidas correções.
Mas por onde começo?
Você deve organizar uma agenda e focar na etapa que seu cabelo mais precisa. E seguir a risca para recuperar seu cabelo ou apenas para mantê-lo bonito.
Agora não adianta fazer hidratação uma vez por mês e de vez enquanto uma umectação que seu cabelo não vai evoluir, ele precisa de cuidados constantes, pois não tem milagres na questão de cabelos e sim cuidados que dão resultados em longo prazo.

Abaixo um exemplo de cronograma




O QUE É HIDRATAÇÃO E PARA QUE SERVE?

A principal função da hidratação é repor água e umidade aos fios, trazendo um efeito de maciez, maleabilidade e suavidade para os cabelos. A hidratação pode ser feita com mascaras hidratantes ou com ampolas hidratantes.
As mascaras hidratantes devem conter em suas composições:
- extratos vegetais de plantas ou frutas
-pantenol
-glicerina
-aloe vera (babosa)
-silicones
-vitaminas
-mel e açucares;

O  QUE É NUTRIÇÃO OU UMECTAÇÃO E PARA QUE SERVE?

A nutrição ou umectação, como também é conhecida, é feita para repor os lipídios, ou seja, a gordura e oleosidade dos fios. A nutrição que mais da resultado é feita com óleos vegetais ,mas pode ser feita com mascaras nutritivas, estas mascaras podem ser identificadas na embalagem ou na formula. A nutrição traz brilho aos cabelos, confere força, vitalidade, e acaba com pontas duplas e ressecadas.
Mascaras nutritiva trazem em sua composição um ou mais destes componentes:
-oleos vegetais (óleo de argan, macadamia, amêndoas, semente de uva, coco, linhaça, oliva);
-manteigas vegetais (karité, cupuaçu, cacau, abacate):

-ceramidas
-tutano

O QUE É RECONSTRUÇÃO CAPILAR E PARA QUE SERVE?

A reconstrução capilar é feita repor a massa e queratina dos fios, ou seja, é feita para reconstruir a fibra capilar, devolvendo a massa, proteína e aminoácidos, que podem ser perdidos naturalmente ou em processos químicos. Ela é indicada para cabelos ressecados, quebrados, ou que foram processos químicos como: progressivas, alisamentos, colorações, reflexos, luzes, mechas. As mascaras com queratina, NÃO deixam  os cabelos brilhantes e sedosos. Pois é feita apenas para repor massa e fortalecer os fios.
As mascaras de reconstrução possuem estes componentes abaixo, um ou mais deles:
-queratina
-creatina
-arginina
-cisteína
-colágeno
-proteína hidrolisada do trigo, milho, etc,
-aminoácidos.





OBS: a queratina em excesso deixa os cabelos rígidos e assim eles podem quebrar. Por isso é indicado a usar mascaras com queratina, somente a cada 15 dias ou uma vez por mês, dependendo do estado do cabelo.
Em um próximo post estarei falando em como fazer no salão e os que fazer em casa.

Fonte: Master em tricologia e ABC da cosmetologia - Wella Professionel.
Imagens Internet.