domingo, 25 de outubro de 2015

#EscovaProgressiva #SelagemTermica #ReduçãoDeVolume

MAIORIA DE TQB COM RÓTULO LIVRE DE FORMALDEÍDO DÁ INFORMAÇÃO FALSA



Comumente apresentado como tratamento capilar de queratina, também chamados tratamentos brasileiros à base de queratina (TQB), a escova progressiva se tornou popular e uma febre como um tratamento para disciplinar os fios. Esses tratamentos contêm polímeros de silicone (silsesquioxanos) com alta concentração de formaldeído (formol) ou glutaraldeido.

De acordo com o Cosmetic Ingredient Review (Teste de Ingredientes Cosméticos), o nível seguro de formaldeído é menor que 0,2%, nível em que terá efeito e comportamento de conservante nas formulações cosméticas.

O trabalho de pesquisa da Universidade revelou que os produtos TQB – ou produtos brasileiros semelhantes à queratina – são, em sua maioria, repletos de formaldeídos. De acordo com os resultados das testagens, os produtos nacionais e as marcas vendidas online, podem ocasionar muitos riscos à saúde humana, devido a um nível inaceitável de formaldeído, variando entre 0.96% e 1,4 %, quando a concentração máxima segura recomendada é de 0,2%.

Alguns tratamentos de queratina vendidos como “livres de formaldeído” ou “sem formol” podem, ainda assim, conter níveis excessivos desse composto orgânico; e, infelizmente, isso acontece na maioria das vezes.

Maioria de TQB com rótulo livre de formaldeído dá informação falsa.

Os nomes dos produtos (marcas) não foram revelados.



Cinco entre os produtos considerados tóxicos ao uso humano são descritos em seus respectivos rótulos como “livres de formaldeído”, o que representa um crime, por não alertar claramente aos consumidores e profissionais de beleza quanto aos riscos do uso destas substâncias.

Outros produtos não usam o termo formaldeído, mas mascaram a presença do componente, referindo-o a outras substâncias, tais como formol, metileno glicol, óxido de metileno, paraformol, aldeído fórmico, metanal, oximetano, oximetileno, ácido timonácico, acido glioxílico ou ácido tiazolidinecarboxílico.

Os tratamentos de queratina com formol usam o secador de cabelos a quente e uma prancha (piastra) quente para fazer o produto polimerizar o cabelo, alguns produtos, indicam os profissionais deixarem o produto em repouso no cabelo por um tempo, após dar uma enxaguada e ai proceder a secagem com secador e pranchar, o que é a mesma coisa, pois o produto já esta depositado no fio. O calor extremo também faz o formaldeído vaporizar no ar, assim apresentando sério perigo à saúde de todos os presentes no ambiente, O lançamento de vapores de formaldeído pode facilmente exceder a concentração máxima permitida pela OSHA, de 0,75 partes por milhão (ppm) em um período de oito horas. O cliente que fez o tratamento também ficou exposto aos vapores que são lançados, enquanto o revestimento de polímero se quebra com o tempo.



Produtos de ação termoativa com cargas de formol ou glutaraldeído causam sérios danos ao couro cabeludo e queimaduras na pele. Esses mesmos produtos químicos são usados em cremes depilatórios e podem, literalmente, dissolver o cabelo porque são muito corrosivos à pele e aos olhos. O formaldeído e o glutaraldeído são agentes cancerígenos, que podem causar danos irreversíveis à saúde, e têm seu uso proibido como princípios ativos alisantes. Esses ativos promovem a formação de pontes metilênicas por interferência direta nas pontes de enxofre que, no médio prazo e com aplicações consecutivas, facilmente podem desencadear um processo de degradação da fibra capilar, por formação excessiva de áciod cisteico que se acumula como resíduo do cabelo, acidificando a fibra capilar.

O melhor seria não usar mesmo esses tipos de produtos, e aceitar a nossa natureza mantendo nosso lindo cabelo: black is power!




Fontes de consulta:
John Halal – Tricologia e a química Cosmética Capilar
Pesquisa Instituto de Quimica da USP