segunda-feira, 9 de novembro de 2015

#QuebradeCabelo #ProdutosParaQuebraCabelo #DicasCabeleireiro

COMO FUNCIONAM OS PRODUTOS ANTI-QUEBRA DOS CABELOS?






Muitos shampoos e condicionadores prometem resolver o sério problema de queda do fio de cabelo devido a sua quebra. Mas será que funciona? Posso garantir que existem fórmulas muito capazes de solucionar essa tragédia para a sua cabeleira. A conversa é longa, mas resolvi explicar como os princípios ativos presentes nas formulações capilares anti-quebra agem e o que realmente funciona, vejam:


1-Os ativos que agem nos fios

São 2 grupos de substâncias que trabalham nos fios de cabelo e ajudam a evitar a quebra do cabelo.
Os que retêm a água natural do fio de cabelo, como os silicones e lipídeos vegetais ( óleos e manteigas vindos do abacate, karité, argan, damasco, etc) são formadores de filme superficial e evitam a perda da umidade, mantendo a flexibilidade do cabelo e dessa forma evitam sua quebra. São importantes nos processos de quebra mecânica (penteados), térmica ( chapinha, secador, babyliss) e química( coloração, alisamento, descoloração). Já os ativos que reestruturam a cutícula capilar e fortalecem o fio são: aminoácidos (alanina, asparagina, cisteina, glicina, glutamina, prolina, arginina, fenilalanina, lisina, serina, metionina, entre outros), ceramida, peptídeos e proteínas hidrolisadas. São fundamentais em produtos pós-tratamento químico pela perda de massa capilar que ocorre nesses processos ( coloração, alisamento, descoloração)

2- Ativos que atuam no couro cabeludo

Estes ingredientes vasodilatadores periféricos estimulam a circulação sanguínea e favorece a alimentação do bulbo capilar, mantendo-o vitalizado, ação eles: caspisaisina e nicotinamida. São importantes em produtos que tratam cabelos submetidos a processos químicos de alisamento e descoloração.
É bom falar também do ácido salicílico, que evita a descamação do couro cabeludo e interfere na qualidade do fio, tratando de disfunções do couro cabeludo decorrentes de alisamentos e escovas progressivas.

3- Ativos que trabalham no bulbo capilar

Estas matérias primas estimulam a boa formação do fio de cabelo, seu crescimento e colaboram para a resistência, como o Pantotenato de cálcio e os derivados do ácido madecassóico. São importantes em processos de fragilidade capilar decorrente de processos químicos agressivos, como alisamento e escova progressiva.(com produtos proibidos).

Pronto! Agora já dá pra sair e comprar o produto certo....

Imagens da Internet
Com coloboração da Dra.SoniaCorazza