quinta-feira, 14 de julho de 2016

#co-wash #cabelooscrespos #cabeloscacheados #FalandoDeCabelo #PaoloCabeleireiro

Co-wash: o que é isso?






Olá pessoal!

Os rituais do banho, tanto para o homem, quanto para a mulher, envolvem etapas, na maioria das vezes, seguidas à risca e quase passam despercebidas pela rotina ou tempo. Na hora de lavar os cabelos, a sequencia shampoo, condicionador, máscara, finalizadores e secagem ainda são a mais utilizada. Porém, com o surgimento de novas tecnologias e conceitos, surgiu uma nova rotina de cuidados com os cabelos: o co-wash.



A técnica co-wash, não tem nada haver com lavagem reversa, pessoal. Não vamos misturar as coisas. Noutra postagem escrevo sobre o que é lavagem reversa e se funciona.

O produto tem conceito “conditioning washing” ou “conditioner-only washing” com a ideia central da lavagem do cabelo com condicionador.

Uso do co-wash em usuários adeptos da técnica no poo.

Co-wash é mais usado por consumidores de cabelos com cachos.

Os condicionadores de cabelo têm a função básica de melhorar a compatibilidade entre os fios e adquirir a camada externa lipídica natural do cabelo.

Alguns benefícios esperados por quem utiliza esse tipo de produto são:

Restaurar a hidrofobicidade dos cabelos
Evitar ou minimizar frizz
Reduzir fricção a fim de neutralizar a carga negativa
Realçar o brilho
Suavidade nos fios
Maleabilidade dos cabelos e entre outros apelos.

Ao invés de se usar um shampoo para higienização dos cabelos, seguido pelo condicionador, no co-wash, utiliza-se somente um produto. Aqui um condicionador é o responsável pela limpeza e condicionamento dos cabelos. Ele é aplicado nos cabelos, massageado no couro cabeludo e em seguida enxaguado. Como se fosse um shampoo, mas sem nenhuma espuma.

A preferência pelo co-wash se deve à suposta baixa agressividade na retirada dos resíduos presentes no cabelo. Sejam eles silicones ou óleos de finalizadores que são aplicados ao longo do dia.

Estrutura e formulação básica de um co-wash

A maioria das matérias-primas para este tipo de formulação envolve as seguintes classes:

Água
Umectantes
Matérias graxas
Espessantes hidrofílicos
Tensoativos (catiônicos / anfóteros / não-iônicos)
Antioxidantes
Sequestrantes
Conservantes
Corantes
Compostos sintéticos aromáticos

Em um produto co-wash, a carga graxa (óleos, manteigas, alcoois graxos) que compõem o produto conferem proteção, redução de pontas duplas e aumentam a hidrofobicidade do cabelo (repelência à água).





No co-wash o condicionador substitui o shampoo

Existem quatro classificações de tensoativos e neste produto, em exclusivo, o co-wash, o tensoativo anfótero costuma ser o principal responsável pela limpeza suave dos cabelos.

A sua detergência leve torna o produto muito querido entre os amantes da linha crespos, ondulados, cacheados, encaracolados e, conforme novas formulações menos carregadas de fase oleosa, também cabelos lisos. Produtos do tipo co-wash são os queridinhos de quem aderiu ao no poo.

O tensoativo catiônico presente no co-wash, em virtude da sua natureza química, atua com deposição eletrostática (diminuição do frizz) e condicionamento do produto no cabelo.

Nesta combinação sinérgica de tensoativos faz com que, ao invés de um shampoo 2 em 1, tenhamos um condicionador 2 em 1

O que reduz a carga de tensoativo aniônico e consequentemente diz-se que diminui a “agressão” à fibra capilar e couro cabeludo.

Neste ínterim da prática na aplicação de um produto 2 em 1, devido ao tempo disponível para um banho, por exemplo, e a multifuncionalidade do co-wash, notamos uma estratégia de customização do banho, diminuindo o ritual de cada dia.


Referência Bibliográfica:Correa, Marco Antonio - Cosmetologia - Ciência e Técnica, 1a. Edição 2012

Imagens: Internet.