sábado, 23 de julho de 2016

#ShampooSeco #FalandoDeCabelo #PaoloCabeleireiro

SHAMPOO PARA LAVAGEM A SECO




Pessoal vamos falar sobre este produto que vem sendo cada vez mais adotado para uso EPISÓDICO nas grandes cidades: o shampoo para lavagem a seco.

É um tipo de formulação que ADSORVE as impurezas presentes no couro cabeludo e fios na estrutura do produto. A remoção é feita de maneira mecânica, com o uso de pente ou escova.

Porque é bom: É prático e rápido

Porque não pode ser usado como única forma de limpeza dos cabelos: Não faz a remoção total da gordura, suor, restos de outros cosméticos e resíduos ambientais.

O que isso pode causar de malefício: o acúmulo de sujeira pode atrair micro-organismos oportunistas, como fungos e bactérias, desencadeando quadros de caspa, coceira e perda do brilho natural dos fios.


A seguir reproduzo a entrevista da amiga Dra. Sonia Corazza, para a Revista Estilo.

Xampu a seco: conheça todos os perigos de seu uso frequente

Em entrevista exclusiva à ESTILO, a Cosmetóloga Sônia Corazza nos contou tudo a respeito deste cosmético cada vez mais usado entre as mulheres.
Cosmetóloga trabalha há trinta e oito anos na área de pesquisas, criação e desenvolvimento de produtos cosméticos, Sônia Corazza conversou com o ESTILO a respeito do xampu a seco. Desvendamos todos os males, cuidados e usos que envolvem este cosmético cada vez mais usado entre as mulheres contemporâneas.
Confira a entrevista na íntegra:


1. O uso regular do xampu a seco faz mal aos cabelos? Por que e como?

A lavagem com um xampu comum ocorre por remoção química, quer dizer,  você passa o produto no couro cabeludo, que é vivo, e depois enxágua. Já o processo com xampu a seco ocorre por adsorção e remoção mecânica, ou seja, ele gruda restos de impurezas no couro cabeludo e por arraste mecânico com o pente, você as retira.
Dessa foma, o uso frequente deste produto não é ideal, pois não faz uma limpeza efetiva. Ele apenas cria um ambiente propício para microorganismos oportunistas ou uma população microbioana que pode ser patogênica. Podendo causar posteriormente até caspas e dermatite seborreica.

2. Como limpar os resíduos e tratar os cabelos após o uso do xampu a seco?

Capriche na limpeza com um xampu anti-resíduos, ou xampus com bons agentes de limpeza, como óleo essencial de melaleuca ou lavanda.

3. Qual o número de vezes aceitável para o uso do xampu a seco?

No máximo uma vez por semana. Para qualquer tipo de cabelo.

4. Existe algum produto ou processo que substitua o uso do xampu a seco?

Na década de sessenta, as pessoas utilizavam muito o talco como finalização do banho, nos cabelos e removiam com pente ou escova. Ele absorvia gordura e adsorvia impurezas na superfície do couro cabeludo e dos fios. Porém, com o aumento da poluição nas grandes cidades, a necessidade de limpeza aumentou e com isso o talco caiu em desuso, dando lugar ao xampu a seco. Portanto, muitos acreditam que o talco substitui o xampu a seco, mas isto não é mais uma realidade.

5. Quando a pessoa está com o cabelo sujo e sem tempo de lavar, o que fazer?

Pode parecer estranho, mas o produto mais eficaz para limpeza é o lenço umedecido, aqueles de bebês e bem suaves. Faça uma limpeza do couro cabeludo setorizado e depois passe pelos fios inteiros.

6. Quantas vezes são recomendadas para lavar os cabelos por semana, para cada tipo de cabelo?

Cabelos oleosos:  todos os dias ou dia sim, dia não.
Cabelos normais: duas a três vezes por semana.
Cabelos secos:  uma a duas vezes por semana.

Colaboração Dra. Sonia Corazza

Imagens: Internet