quinta-feira, 22 de setembro de 2016

#miscigenação #tiposdecrespo #tiposdecabelo #falandodecabelo #paolocabeleireiro

A Miscigenação e os cabelos Brasileiros


Olá pessoal!
Nesta postagem escrevo sobre os vários tipos de cabelo do liso ao crespo com o auxilio da mestra Dra.Sonia Corazza. 

O nosso Brasil é grande que só ele e assim como sua grande extensão territorial, temos uma enorme diversidade de cores, raças, tons e cabelos. É muito raro ver uma diversidade tão grande em um mesmo país.

E claro que quanto mais diversidade, mais complexidade também. Na área de cosmetologia e beleza, principalmente. A engenheira química especializada em cosmetologia, Sonia Corazza, explica que “devido à grande miscigenação que temos no país, o cabelo brasileiro exige muito de quem trabalha com beleza”.

Para entender essa miscigenação, vamos a um pouquinho de história. De acordo com Sonia, a nossa formação étnica começa com nossos primeiros habitantes, os índios, que têm cabelo lisótrico tipo 1, ou seja, liso lisérrimo, o grau mais liso de curvatura do fio de cabelo.

Os segundos habitantes foram os afróides, que, ao contrário dos índios, tinham cabelo com grau de curvatura máximo: 8. Aí você já pode imaginar a confusão. Para aumentar um pouquinho mais, depois do descobrimento do Brasil vieram os caucasianos, que trouxeram outros níveis de grau de curvatura, do 2 ao 4.

Resumindo: “Ganhamos uma riqueza de tipo de cabelo que não existe no resto do mundo. No Brasil temos cabelos do grau 1 ao 8”, resume a especialista.



Somado ao fato da herança genética, temos também – como já foi dito – uma extensão territorial grande que, consequentemente, influencia no clima. “As condições climáticas afetam, e muito, o cabelo”, conta Sonia.

Para se ter uma ideia, os paulistas, por exemplo, sofrem com a tendência ao frizz em razão da umidade do ar. Já no Rio de Janeiro, a radiação solar e o vento são fatores determinantes para a condição dos fios; assim como em Fortaleza, onde o clima semi-árido conduz ao ressecamento.

Sendo assim, os profissionais da beleza que atuam no Brasil também precisam ter o olhar voltado para os mais diferentes tipos de cabelos, texturas e problemas. Afinal, nunca se sabe qual será o tipo de fio que vai encontrar na sua cadeira, não é? E isso exige muito estudo. “Pela nossa raça ser complexa é muito importante conhecer as particularidades, entender os produtos, sua composição, entender as fórmulas. Conhecer é a única ferramenta para fazer um bom trabalho”, conclui Sonia Corazza.

Imagens: Internet
Colaboração Dra. Sonia Corazza