domingo, 21 de março de 2010

Cachos deslumbrantes!





Manter uma cabeleira cacheada dá um pouco de trabalho, mas vale a pena. O químico Everton de Freitas, da Biotec Dermocosméticos, aconselha usar produtos compostos por silício orgânico, derivados de vegetais, como karité, oliva, manga e cacau, entre outros, e que não contenham álcool em suas fórmulas. “Os cachos são mais frágeis e secos que os fios lisos, e o álcool resseca ainda mais o cabelo”, justifica Freitas.



O corte também é muito importante. O comprimento mais indicado para os ondulados vai do médio para o longo, repicado. “Se os fios forem crespos, um corte curto pode aumentar ainda mais o volume”, lembra Mauro Brettas, do salão Care, no Rio de Janeiro. “Mas um ondulado como o de Gisele Bündchen pede um repicado mais alternado, acredita o hairstylist carioca.



Segundo Brettas, também responsável pelo quadro Transformação, do Programa da Xuxa, na TV Globo, está em alta “o cabelo do outro dia”, ou seja, aquele que passou pelo salão no dia anterior e acordou com um movimento natural. “São aqueles cabelos remexidos, com movimento”, define.



As fórmulas da onda

Confira os melhores produtos do mercado para cabelos cacheados e ondulados.



Para Tratar

• A linha Nutriseduction, da Alfaparf, com extrato de cashmere, phytonutrientes à base de lipídios, minerais, carboidratos, proteínas e vitaminas, protege e nutre os fios. O Pearl Shampoo tem cashmere e pantenol e Luxury Mask, além de cashmere, traz vitamina E.



• Gold Black, da Amend, formulada com tecnologia repositora de massa capilar (RMC System), pode ser utilizada também em cabelos crespos que vão passar por tratamento químico. São quatro produtos: Shampoo Repositor, Repositor de Massa Capilar, Defrisante Pós-Reposição e Máscara Restauradora. Com queratina e vitamina B5, a máscara deixa os fios mais resistentes e hidratados.



• Advanced Techniques Cachos Definidos, da Avon, é uma linha à base de creatina e agentes condicionantes que fortalecem a estrutura interna do fio e selam a cutícula. Os produtos – xampu, condicionador e creme de pentear – deixam o cabelo macio, sedoso e sem arrepiados.



• Linha Cotton, da Botânica, formulada com extrato de algodão, manteiga de cupuaçu, manteiga de karité e cacau, hidrata, desembaraça e recupera os fios. Inclui xampu, condicionador, máscara líquida e tratamento de choque para recuperar e preparar o cabelo para receber procedimentos químicos.



• Óleo-Curl, da Kérastase, desenvolvido com a tecnologia Nutri-Huile de micro-óleos de Shorea e Palm, associados a polímeros catiônicos, é uma linha específica para cabelos ondulados. São quatro produtos: Bain Oléo-Curl, Máscara Oléo-Curl Intense, Creme d’huile Oléo-Curl, para fios muito volumosos, e Huile en Lait Oléo-Curl, para cacheados pouco volumosos.



• Leave in Modelador DNA Vegetal, da linha Easy Beauty, da Mac Paul, traz substâncias vegetais e silicone que proporcionam condicionamento, maciez, modelagem e brilho. Da mesma marca, o Hairstyle Cream, com extratos de girassol, ativos hidratantes e silicone, modela e disciplina os fios, sem deixar resíduos.



• Da linha Liss Texture, Creme Seve On- One, da Mix-Use, define os cachos, sela cutículas e acentua o brilho.



• Fresh Curl, da Redken, com elastopol, óleo de coco, óleo de amido e proteínas, modela os cachos, reduz os arrepiados e hidrata profundamente, dando brilho e maciez. Recupera ainda a cutícula e previne a quebra da fibra capilar. A linha é composta por Fresh Curls Shampoo, Fresh Curls Conditioner, Máscara de condicionamento profundo Curl Recovery, além dos finalizadores Antifrizz Shinner, Curl Refiner e Spring Mousse.



• Bonacure Moisture Kick, da Schwarzkopf, com aminoácidos e complexo de proteínas de leite, que promovem uma hidratação equilibrada. Fazem parte da linha o Moisture Shampoo, com vitamina B3 e pantenol, a máscara hidratante Moisture Treatment e Moisture Spray Conditioner, que também pode ser aplicado nos cabelos secos.



• Deep Moisture Silky Essence, da Sewha do Brasil, com ação hidratante e regenerativa dos fios, o finalizador de tratamento contém próvitamina B5 (pantenol) e proteína de seda hidrolisada, entre outros ativos. Define os cachos e impede os arrepiados. Da mesma marca, o Ultra Super Hard VonU, à base de extrato de caviar, defi ne os cachos e dá brilho ao penteado.



• Da linha Keraform Professional Kare, da Skafe, o Creme de Tratamento Intensivo Manteiga de Karité age na nutrição, hidratação e defi nição dos cachos, impedindo os indesejáveis arrepiados.



•A linha Deva Curl, da Taiff, à base de seis tipos de planta, tem fórmulas 100% livres de sulfato. São cinco produtos: xampus DevaCurl Low-Poo (aplicável somente na raiz dos oleosos, finos e muito sujos) e DevaCurl No-Poo (para limpeza dos fi os e couro cabeludo); DevaCurl One Condition; DevaCurl Angel (gel condicionante) e DevaCurl Set it Free (finalizador antifrizz)



• Linha Lifetex Curl, da Wella Professionals, formulada com extrato de oliva, atua no condicionamento do fi o, proporcionando elasticidade e brilho. Composta por xampu e máscara de tratamento intensivo.



• Curl Save Liner, da System Professional, com extratos de oliva e vitamina A, é uma linha desenvolvida especialmente para ondulados. O xampu, o condicionador e a musse recuperam a saúde e elasticidade dos cabelos naturais, relaxados ou permanentados.



• Linha Yellow Repair: para fi os indisciplinados, que precisam de reestruturação. Fortifi ca, modela, defi ne e trata os cacheados. Com sericina e extratos naturais de ceramidas e aloe vera, reconstrói a matéria interna do cabelo e recupera sua estrutura. Dentre os produtos da linha, Reinforcing Leave-in Conditioner, creme sem enxágue para cabelos desfi brados, danifi cados e enfraquecidos, cria uma barreira de proteção, devolve a força e a elasticidade e elimina as pontas duplas.



• Redutor de Volume, Maxiline, máscara capilar de tratamento ultraintensivo para cabelos ressecados e muito volumosos. Com extrato de aloe vera e D-pantenol, hidrata, nutre e reestrutura profundamente os fi os, controla o volume, deixando um aspecto úmido e com brilho.



• Da Aneethun, a linha Vita System foi desenvolvida especialmente para ressecados e cacheados. Os quatro produtos – xampu, condiconador, máscara e creme fi nalizador – funcionam como um tratamento completo para os cabelos. Desenvolvida com fl uido de abacate, pró-vitamina B5, queratina e óleo de macadâmia, hidrata, reestrutura e protege a fibra capilar, garantindo o equilíbrio hídrico e aumentando a resistência dos fios.



Para Finalizar

• A Alfaparf tem duas linhas para cacheados. Smooth Sytling, à base de extrato de orquídea, proporciona defi nição e brilho aos cabelos. O Divine Cream, com extrato de orquídea e óleo de jojoba, é um termoprotetor que hidrata e defi ne os cachos. O Spray Pure Veil Bi- Fase, com proteína de trigo, protege os fi os, prevenindo a desidratação. Na linha Curly Styling, o Creme Sublime Sorbet, com lipoaminoácidos, controla o volume dos encaracolados, dá maciez e elasticidade, e o Spray Delicious Glaze, protege contra agressões externas, dá brilho e defi ne os cachos.



• Reparador de Pontas Gold Black, da Amend, com fórmula rica em silicone, evita a formação de pontas duplas.



• Loção Finalizadora Efeito Cacheado, da linha Advanced Techniques Cachos Defi nidos, da Avon. Com creatina e extratos de alga marinha, protege os fios contra o calor do secador ou babyliss e elimina os arrepiados, sem deixar os cabelos pesados.



• Curl Activator, da Lusty, ativador e modelador de cachos com queratina hidrolisada, proteína da seda e silicones, restaura, hidrata e dá brilho aos cabelos.



• A linha Styling Tools, da Mix-Use, com a tecnologia Protein Web Effect, à base de proteínas, protege os fios contra a umidade. Spiral Definition ajuda a defi nir os cachos e a reduzir o volume, enquanto Flat Iron Protection protege os fi os quando os cachos são prensados na chapa.



• Wave Plus, da Red Iron, ativador de cachos com tutano, substância rica em colágeno e elastina, proporciona maciez, suavidade e brilho, modelando os cachos.



• Curly Light, da Truss, ativador de cachos para uso diário. Indicado para cabelos indisciplinados e ressecados, reduz ainda o volume e dá maciez e brilho. Já o ativador Curly Fix, também para uso diário, fi xa, defi ne os cachos e reduz volume. Com ação antiumidade, quando utilizado com calor, prolonga o efeito da escova lisa ou de chapinha e babyliss.



• Da linha Yellow Shine, Finishing Spray, com fórmula rica em partículas fotorrefl etoras. Protege os fi os contra umidade e intensifi ca a luminosidade dos cabelos.



• Umidificador de cachos Daily Finish, da Doux Clair, condiciona, modela, realça e ativa o cacheado. Formulado com proteína hidrolisada de trigo, age como um hidratante de longa duração, tornando os cabelos cada vez mais macios e saudáveis.



• Da linha Final Effects, da Lowell, o Modelador Extra Forte, define os cachos, reduz o volume e o frizz. Formulado com termopolímeros catiônicos, forma um fi lme resistente à umidade, oferece proteção térmica aos fi os e dá brilho e durabilidade ao penteado.



• Curl Definer, da Joico, defi ne os cachos e deixa os cabelos com aparência natural e saudável. Com fórmula resistente á umidade, controla o volume, dá brilho e maciez aos fios.



• Twin Curl, da linha Osis, da Schwarzkopf, é um creme ativador de cachos bi-phase que, além de proporcionar controle e defi nição, tem efeito anti-frizz. A fórmula contém silicones e agentes hidratantes naturais. Fixação média.



Fonte: Befashion.com.br


Fio a fio



Os cabelos crescem, em média, entre 8 e 18 centímetros ao ano

Na maioria das vezes, o cabelo não cai, como as pessoas acreditam. O problema mais comum é o rompimento, que pode ser produzido, entre outras situações, pela fricção durante a lavagem

O cabelo é uma estrutura morta. Portanto, não pode ser nutrido

Exceto para as pessoas que têm cabelos curtos, não é recomendável a lavagem dos fios diariamente

A espuma dos xampus não contribui para a lavagem dos cabelos. Só serve para produzir maior gasto de água

Os cabelos apresentam grande variabilidade biológica. Assim, dificilmente um produto proporcionará resultados positivos para um grande grupo de indivíduos

Na dúvida, opte sempre por um cosmético barato de empresa idônea. Se não alcançar o resultado esperado, só depois passe gradativamente para os mais caros

Fonte: Inés Joekes
Esmaltes são febre em blogs




A grande procura pelas últimas novidades em esmaltes pode ser percebida de outras formas, além do grande volume de vendas do produto. Blogs especializados no assunto fazem o maior sucesso entre as internautas e se tornaram um eficiente meio de troca de informações.



– Éramos várias meninas falando exaustivamente sobre unhas no Twitter, trocando dicas de cores, misturinhas e produtos. A quantidade de twits sobre o assunto ficou tão grande que decidimos ter um cantinho só para falarmos disso, bem papo de salão – conta Stella Regina, blogueira do Mão Feita.



O Mão Feita é atualizado diariamente por sete meninas, e Stella explica o que pode ter intensificado essa fascinação pelas mãos.



– Cuidar das unhas sempre foi algo muito básico para toda mulher. O que acontece agora é que a brasileira se rendeu à infinidade de cores e possibilidades de demonstrar a própria personalidade através delas. Essa possibilidade de sair do combo "vermelhinho-rosinha-branquinho" acaba estimulando a mulher a não deixar a preguiça vencer e estar sempre com as unhas cuidadas – analisa.



Integrante do time de meninas que tocam o blog Unha Bonita, Daniele Honorato acredita que os blogs têm papel fundamental nessa mudança de comportamento.



– Hoje, se a mulher tem as unhas pintadas de verde, ela é fashionista e quer ser vista como sofisticada e elegante. Essa mania por cores vem toda dos blogs. A partir do momento em que falamos que o verde é a cor do momento porque a Chanel apresentou nos desfiles, todas querem.





Um encanto de milênios



Registros dão conta de que a rainha Cleópatra era fissurada por colorir as unhas. De acordo com o coordenador do Curso de Tecnologia de Cosméticos das Faculdades Oswaldo Cruz, de São Paulo, Jadir Nunes, as mulheres egípcias de 3.000 a 3.500 A.C. costumavam pintar as unhas e as mãos com henna – em princípio com a cor preta, mais tarde, com um tom de marrom escuro, obtido também a partir da substância.



Por volta do século 3 A.C., as chinesas passaram a cultivar um cuidado especial com as unhas. Na época, mantê-las compridas e pintadas era sinônimo de nobreza. Jadir explica que essas mulheres costumavam utilizar um produto um pouco mais similar ao fabricado atualmente.



– Inicialmente, utilizavam mistura de clara de ovo, cera de abelha, gelatina e pétalas de rosa, que eram esmagadas para dar uma coloração avermelhada. Depois, criaram fórmulas com lacas derivadas de goma e resinas naturais dissolvidas em óleos vegetais.



O esmalte evoluiu, passando por formulações desenvolvidas a partir de óleos e aplicadas com pincéis de pelo de camelo. A mudança mais radical aconteceu no século passado, impulsionada pelo desenvolvimento da indústria automobilística, na década de 1920, que criou uma espécie de esmalte para a pintura dos automóveis. A partir daí, os químicos experimentaram novas substâncias até descobrirem a fórmula do primeiro esmalte para unhas, inicialmente produzido em um tom rosado. Em 1932, Charles e Joseph Revlon criaram a primeira linha de maquiagem para unhas.