sexta-feira, 4 de junho de 2010

Hidratação, reconstrução ou cauterização?




Escolha o melhor tratamento para recuperar a beleza dos cabelos maltratados.





Saiba qual é o tratamento indicado para o seu caso:

Hidratação

Devolve a umidade perdida por conta de agentes externos, como sol, poeira e sal do mar. Age na parte externa da fibra capilar e proporciona mais brilho, maciez e movimento aos fios. Tem que fazer mesmo em cabelos sem química. É como escovar os dentes. O tratamento, entretanto, não é suficiente para danos severos, pois não consegue atuar na estrutura do cabelo

Aplicação: O segredo está na massagem feita com o produto. Depois de lavar com xampu anti resíduos, divida o cabelo em pequenas mechas e aplique o hidratante a partir do comprimento em direção às pontas. Deslize as mãos pelas madeixas várias vezes, isso vai aquecer levemente o produto e potencializar os efeitos.

Dica: Se a ideia é hidratar em casa, cuidado na hora de escolher o produto, nem sempre o mais “pesado” hidrata melhor. E mais: o hidratante nunca deve ser aplicado no couro cabeludo, pois isso pode dar um aspecto engordurado ao cabelo.



Cauterização

Mais profundo que a hidratação, o processo recupera cabelos extremamente secos, quebradiços, tingidos ou que sofreram com processos químicos como permanentes, relaxamentos e escovas progressivas.

O diferencial da cauterização é o uso do calor para selar as cutículas dos fios. O produto de hidratação penetra no córtex antes das escamas do cabelo. Depois é aplicada uma prancha a vapor que fecha os fios e não deixa o produto sai. Existe cauterização a frio, mas pessoalmente acho que só funciona quando o processo químico é aliado à prancha.

Os produtos usados no tratamento repõem queratina, vitaminas e proteínas perdidas. O procedimento não deve ser adotado com muita frequência, o ideal é que seja repetido a cada 30 dias.

Dica: é o melhor tratamento para readquirir todos os nutrientes necessários para ter um cabelo saudável. Por ser um procedimento complexo é preciso tomar alguns cuidados para que a cauterização não provoque um efeito contrário. O uso excessivo da queratina poderá enrijecer muito a fibra e causar mais quebra. A temperatura do secador ou chapinha não pode ser muito elevada para não comprometer a integridade da estrutura dos fios.



Reconstrução

O mais intenso dos três procedimentos, é indicado para a estrutura capilar danificada de forma mais severa. A reconstrução repõe nutrientes e restaura a fibra capilar além de hidratar. Elimina assim a porosidade e acaba com o efeito frizz indesejado.

Um profissional saberá diagnosticar se esse é o caso para os seus fios. Quando o cabelo está muito maltratado, fazer no minimo quatro reconstruções, uma por semana. Depois cauterização e mantenha com a hidratação.

O processo é semelhante ao da cauterização, mas tem mais queratina. Depois de agir por cerca de quinze minutos e ser aplicada a prancha, os produtos são retirados com um enxágue e é feita uma escova para secar e selar o cabelo.

Dica: se realizado com muita frequência, ou com enxágue inadequado, os produtos podem acumular nos fios e deixá-los com aspecto pesado.
TIPOS DE CACHOS







Uma dúvida permanente que recebo é sobre o tipo de cacho!

O site NaturallyCurly fez um update em seus dados (ótimo por sinal), todo o material deste post é apenas uma tradução do material do Naturally - incluindo as fotos. Aproveitem!!!

Acompanhe  e descubra qual o seu tipo:

Cabelos tipo 2: Ondulados

Ondas em forma de 'S'

Normalmente são muito lisos na raiz.


Cabelos tipo 3 - Cacheados

Forma espirais

Normalmente é volumoso

Facilmente alisado ou encrespado com chapas e babyliss

Normalmente é fino e delicado

Alguns apresentam raiz lisa, outros apresentam cachos desde a raiz

A largura dos cachos é grande ou média (até a grossura de babyliss médio)

Os cachos desmancham com certa facilidade

3c é um cabelo entre os tipos 3 e 4

É crespo desde a raiz

A largura dos cachos é do babyliss fino até a grossura de um lápis

Os cachos são bem formados e não desmancham facilmente

Normalmente é um cabelo seco que precisa de hidratação

Difícil de alisar - mesmo com chapa ou escova

Cabelos do tipo 4: crespos e afros

Crespo desde a raiz, vai da grossura de um lápis até uma agulha de crochê

Muito seco (precisa de muita hidratação)

Pode ser fino ou grosso

O tipo 4 pode encolher quando seco até 75% do seu tamanho
Pré Poo


Você sabe o que significa pré poo?

Pré poo significa pré xampu e é um tratamento específico para cabelos afros ou muito danificados.

A idéia aqui é diminuir ainda mais a ação do xampu. O pré poo não é nada mais que uma umectação seguida de lavagem normal e ajuda a manter a hidratação em cabelos crespos, cacheados e super danificados.

O processo é o mesmo da umectação ou hidratação reforçada: basta misturar um creme com óleos vegetais puro, não pode ter óleo mineral nem silicone junto e aplicar no cabelo ANTES de lavar, deixar agir por 30 minutos e lavar normalmente com o xampu ou higienizador.