segunda-feira, 23 de julho de 2012

Penteados de festa


Tipos de Penteados Para Festa 

Quem não gosta de ir a uma festa com o cabelo bem arrumado, e atraente? Com isso separamos algumas dicas e modelos para você arrasar.

 Em alguns Estados são calor de mais em outros frios por isso se atente na maquiagem que irá usar e no penteado, tem que ser bem feito e resistente para durar a noite inteira.

Um grande segredo é colocar alguns acessórios em seu cabelo com pequenos detalhes para chamar mais atenção. Tem várias opções de penteados, mas dependerá do seu perfil, do tipo de cabelo, comprimento, e da sua personalidade para escolher o que mais te atrai. A ocasião também é muito importante para sua escolha. Por exemplo, se vai a um evento a ocasião pede roupas mais elegantes com brilhos combinando mais com penteado simétrico e elegante, se for a uma festa à noite e quer exagerar nos brincos, e o vestido será tomara que caia, ou decotado, o mais indicado é fazer um penteado com os cabelos presos tranças, coques ou outros.

Penteados para festas:

As tendências para 2012 envolvem vários tipos de penteados tanto cabelos presos como soltos.  Irá ser bastante utilizado os coques, tranças volume e textura. Essas tendências podem se misturar sem medo como, por exemplo, o rabo de cavalo com a trança e o coque com a trança, a textura com volume, ou todas elas juntas. Vai depender bastante do seu gosto e da festa que irá ir. Mas o indicado é procurar pelo auxilio de um profissional ele te dará algumas dicas que será essencial para sua escolha.

Veja abaixo alguns modelos de penteados para utilizar nas festas.














Ingredientes de produtos cosméticos para cabelo


Surfactantes



O que é um surfactante?

Os surfactantes são moléculas que possuem atividade detergente. A estrutura química espacial é semelhante a um cotonete onde a parte de algodão seria a extremidade POLAR (solúvel em água) da molécula e a haste flexível seria a parte APOLAR (não solúvel em água) da molécula.
Essa estrutura química que apresenta dupla polaridade interage favoravelmente com as moléculas tanto de água como com as moléculas não solúveis em água ( como os óleos e silicones não solúveis) sendo então responsável pela atividade detergente apresentada.



Surfactantes – agentes de limpeza

Surfactantes aniônicos são os principais ingredientes ativos em todos os xampus. Todos os outros ingredientes são adicionados visando a melhorar sua ação ou alterar a textura, cor, fragrância ou a sensação causada pelo uso do produto. Embora um único surfactante primário seja responsável por limpar o cabelo e o couro cabeludo, outros geralmente são adicionados para aumentar a limpeza, reduzir irritações aumentar a formação de espuma e condicionar os cabelos.
Utilizados em xampus como agentes de limpeza, os surfactantes têm a capacidade de  umedecer o cabelo e a pele, e também remover, emulsificar  e deixar a sujeira e o óleo em suspensão para que sejam retirados no enxague com agua. Embora muitos agentes de limpeza produzam espuma, ela não é a responsável pelas propriedades de limpeza dos surfactantes. Outros geralmente são adicionados para realizar esta função.
Os surfactantes primários mais comuns utilizados em xampus são:
1)   1 -  Lauril sulfatos, frequentemente utilizados como surfactante primário porque custam pouco e são agentes de limpeza muito bons, mas também podem causar danos aos cabelos e irritar a pele. Alguns dos exemplos mais comuns incluem laurel sulfato de sódio, laurel sulfato de amônia e TEA  laurel sulfato (laurel sulfato de treitanolamina).
2)  2 -   Lauril éter sulfatos (laureth sulfato) são etoxilados para produzir um surfactante mais suave e menos irritante. Alguns dos exemplos mais comuns incluem laureth sulfato de sódio, laureth sulfato amônia e TEA laureth sulfato (laureth sulfato de treitanolamina). O grau de etoxilação é determinado pela quantidade de oxido de etileno que é adicionada. Um valor de etoxilação de aproximadamente três geralmente é o preferido, por causa da capacidade de limpeza e da relativa suavidade. Lauril sulfatos mais etoxilados – lauro-anfoacetato de sódio, alquil glucosídeos e alquil glutamatos – são surfactantes geralmente adicionados para acrescentar suavidade.



Surfactantes – agentes emulsificantes

Agentes emulsificantes são utilizados para preparar emulsões, que são o centro da tecnologia da maioria dos produtos para tratamento de cabelo. A esmagadora maioria desses produtos é de emulsões. Geralmente, as emulsões são feitas a partir de uma mistura de óleo e água, e variam, em sua forma, de leites a cremes, com aplicações tão variadas como os processos que as produzem.
O principal propósito de um agente emulsificante é o de criar um produto estável e uniforme, que assegure a qualidade do produto por pelo menos três anos, abrangendo o período de entrega, armazenamento, distribuição e uso. Os emulsificantes proporcionam a textura  e espessura  do produto, e também, em geral, contribuem para sua segurança e eficácia.
A capacidade de um surfactante de dispersar e estabilizar a emulsão também altera a sensação causada pelo uso do produto. Quando utilizados apropriadamente, os emulsificantes tornam o produto liquefeito para que sejam espalhados por igual quando aplicados. Se forem utilizados inadequadamente, os emulsionantes fazem com o que o produto pareça pesado e grudento quando aplicado, ou criam uma indesejável sensação pegajosa depois do seu uso.
Os emulsionantes também têm a capacidade de alterar óleos essenciais na pele. Os mesmo emulsionantes que são utilizados para atrair e fixar óleos na emulsão também podem emulsificar os lipídeos essenciais (óleo) na pele. Surfactantes fortes, como o laurel sulfato de sódio, e mesmo mais suaves podem provocar distúrbios nas propriedades de barreira lipídica  da pele. Emulsionantes também podem aumentar a irritação indiretamente, ao danificar barreira da pele, fazendo aumentar a absorção de outros materiais que causam irritação, como conservantes, sais e outros ingredientes ativos.


Surfactantes – gerais

O termo surfactante é uma contração do nome em inglês surfasse-active agente, que significa agente ativo de superfície. Normalmente, óleo e água não se misturam por causa da tensão superficial.
Todos os surfactantes são classificados por sua carga iônica. Surfactantes aniônicos têm uma carga negativa e normalmente são utilizados em xampus como o principal produto de limpeza (detergente). Surfactantes catiônicos têm uma carga positiva e são, mais frequentemente, utilizados como condicionadores; estão listados condicionadores – antiestaticos. Além disso, também têm propriedades antibacterianas e podem ser utilizados como conservantes. Surfactantes não iônicos não tem carga iônica e, em sua maioria, são utilizados  como condicionadores e impulsionadores de espuma. Os anfóteros têm carga aniônicas e catiônicas, que são influenciadas pelo pH. As cargas catiônicas prevalecem em um pH ácido e iônicas em um pH alcalino.  Os surfactantes anfóteros geralmente são utilizados em xampus para bebês. Embora os surfactantes sejam utilizados por muitas diferentes razões e alguns deles realizem mais do que uma função, suas três principais funções são: agentes de limpeza, agentes emulsificantes e aumento da quantidade de espuma.


Surfactantes – aumento da quantidade de espuma

Impulsionadores de espuma são responsáveis são responsáveis pela rica, espessa e cremosa encontrada em cremes de barbear, xampus, banho de espuma, sabonetes líquidos, mousses e espumas de produtos em aerossol. São coosufactantes que permitem que as moléculas surfactantes se agrupem melhor, fortalecendo a espuma e aumentando o seu poder espumante. Os mais comuns são cocamida MEA (cocamida monoetanolamina), cocamida DEA (cocamida dietanolamina) cocamida propil  betaína, e outras betaína.
Embora a espuma não seja responsável pelas propriedades de limpeza dos xampus a maioria destes é projetada para produzir uma espuma densa, porque os consumidores relacionam uma espuma espessa e rica com um xampu de qualidade. A espuma se tornou um aspecto importante dos xampus, pois eles devem produzir rapidamente uma espuma rica, densa e “viçosa” nos primeiros estágios do processo de lavagem. A espuma deverá permanecer durante o processo, mesmo na presença de condicionadores gordurosos ou oleosos, mas também deve ser facilmente enxaguada nos estágios finais de lavagem.
Mesmo sem estes aumentadores, alguma espuma sempre é gerada pelo surfactante em excesso, e isto é uma indicação de xampu  que esta presente é suficiente para deixar em suspensão toda a sujeira e oleosidade. A espuma também tem uma qualidade lubrificante que permite que as mãos se movam rapidamente pelo cabelo úmido, o que ajuda n remoção mecânica da sujeira e do óleo que foram emulsificados.
Um xampu suave deverá limpar delicadamente o cabelo e o couro cabeludo, sem provocar irritação, ressecar nem danificar. Infelizmente, os surfactantes que proporcionam a melhor espuma também causam o maior grau de irritação na pele. Embora a maioria dos surfactantes suaves,  como o Lauril éter sulfato de amônio, não irrite a pele, eles são agentes de limpeza fracos, que produzem pouca espuma. A maior parte dos formuladores tenta equilibrar a capacidade de limpeza com a de fazer espuma e a suavidade, mas geralmente a suavidade é obtida à custa de uma limpeza eficaz e capacidade espumante. A maioria dos xampus combina surfactantes suaves com aqueles que fazem uma boa limpeza e produzem espuma em  abundância.


Fontes de pesquisa:
- Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
- The Society of Cosmetic Chemists (SCC)
-Global Cosmetic Magazine
-Micelle Press, Inc.
P.O. Box 653 Cranford, NJ 07016
Hunting, A. L.L. Encyclopedia of Shampoo Ingredients. Cranford, NJ: Micelle Press
Hunting, A. L., L., Encyclopedia of Conditioning Rinse Ingredients. Cranford, NJ: Micelle Press.
-Milady’s Hair-Care product & Ingredient’s Dictionary – John Halal
Naturally Curly - CurlChemist: Surfactants, Sulfates, and You
O uso da tecnologia cosmética no trabalho do profissional cabeleireiro – Álvaro Luiz Gomes.

Em um próximo post estarei listando os principais ingredientes cosméticos nas formulações.