segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Ingredientes de produtos cosméticos - xampus


Componentes de xampus

Nas formulações de um xampu, além do tensoativo principal, responsável pelo poder de limpeza, são adicionados outros componentes importantes, tais como: co-tensoativos, estabilizantes da espuma, opacificantes/perolizantes, espessantes, agentes condicionantes e sobreegordurantes, modificadores de pH, sequestrantes, conservantes, corantes, ativos em geral e outros que se fizerem necessários. Observe a baixo alguns desses componentes.

Tensoativos aniônicos (principais tensoativo em xampus)

- Lauril éter sulfato de sódio (2 moleos EO)
- Lauril éter sulfato de amônio/Lauril sulfato amônio
- Lauril éter sulfato/sulfossuccinato de sódio
- Lauril sulfato de sódio
- Lauril sulfato de treitanolamina


Tensoativos anfotéricos (co-tensoativos em xampus)

- cocoanfocarboxiglicinato
- cocobetaína
- cocoamidopropil betaína
- derivados de imidazolina


Tensoativos não iônicos (co-tensoativos em xampus)

- dietanolamida de ácidos graxos de coco
- Alquil poliglicosídeos


Espessantes

- ésteres de polietileno glicol 6000
- alquil glicosídeos etoxilados
- polímero carboxivinílicos (carbômeros)
- derivados de celulose


Opacificantes/perolizantes

- mono-di estearato de etileno glicol
- esterato de dietilenoglicol
- micas perolescentes


Modificadores de pH

- ácido cítrico
- ácidos de frutas
- ácido lático
- treitanolamina

Sequestrantes

- EDTA dissódico e tetrassódico
- heptanoato de sódio

Conservantes

- nipagim (metil parabeno)
- nipazol (propil parabeno)
- fenoxietanol
-DMDM hidantoína
- formaldeído
- imidazolidinil uréia
- diazolidinil uréia
- mistura de isotiazolinonas Bronopol
- metil dibromo glutaronitrila


Efeitos indesejáveis dos xampus

Algumas vezes, quando o cliente utiliza um mesmo xampu ou condicionador por um tempo considerável, percebe alguns efeitos dos quais ele não gosta. Entre esses efeitos podemos citar o build up e o fly away.

Build up: esse efeito é decorrente de um excesso de condicionamento. Alguns xampus ou condicionadores deixam um residual grande após a lavagem. Esse residual vai se acumulando (efeito cumulativo), até que o cabelo se torna pesado, sem volume e sem flexibilidade de movimento. Esse é o efeito build up. Para sair desta situação, o cliente deve trocar, ao menos temporariamente, de xampu ou condicionador, mas antes utilizar um xampu anti-resíduos (limpeza profunda).

Fly away: esse efeito ocorre quando o xampu deixa cargas residuais no cabelo e ele fica “esvoaçado”, com fios levantados, cheio de eletricidade estática. Este efeito pode ser resolvido aplicando-se um gel ou leave-on(condicionador sem enxague).

Escova progressiva - cuidado


Anvisa interrompe a fabricação e venda de cosmético para cabelo com suspeita de formol
Suspensão inclui toda a linha de produtos da empresa John Hair







Cosmético Alinhamento Amarula não tem o registro e é suspeito de conter formol em sua fórmula



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nesta segunda-feira a fabricação, distribuição e comércio de todos os cosméticos da marca John Hair.

Já o cosmético Alinhamento Amarula, além de não ter registro, é suspeito de conter formol. A Anvisa recebeu uma denúncia de intoxicação grave encaminhada pela Vigilância em Medicamentos e Congêneres da Secretaria de Saúde de Minas Gerais.

A suspensão tem validade imediata e a orientação é que quem já tiver comprado algum produto da empresa interrompa o uso.

A matéria acima foi publicada no jornal Correio do Povo de Porto Alegre e no ClickRBS no dia de hoje(03/09/2012).


Bem leitores do blog tenham cuidado mesmo se você frequenta grandes salões, pois não é só o formol que é toxico, mas também, e hoje se usa muito outros tipos de deidos que realizam o mesmo efeito e os produtos vem com nomes como plastica capilar, selagem e até tratamento. E não é só esta empresa que não tem registro são todas mesmo e elas fazem anúncios em revistas como VivaBeleza, Cabelo & Cia e outras grandes.
Por isto quem é consumidor fale com seu cabeleireiro e não fique falando com a amiga, manicure etc. Veja  o que ele tem a lhe oferecer pois hoje tem outros tratamento e alisamentos que não estragam os fios. É mito que tioglicolato de amonia estraga o cabelo, ele é mal utilizado pelo cabeleireiro. 
Eu mesmo, fui intoxicado, nunca denuncie nada nem comentei, porque tenho varios conhecidos que produzem este tipo de produto e colegas(inclusive do salão) que utilizam este tipo de produto, mas como agora a Anvisa publicou também tenho liberdade de comentar.