quarta-feira, 25 de junho de 2014

Analise de cosméticos

Shampoo a seco Charming...


Bem pessoal, irei começar a fazer uma analise e interpretação (leitura) da composição dos produtos cosméticos, decifrando a formulação, passando para uma linguagem mais comum, não o português dos químicos.
Escolhe este produto acima, Shampoo a Seco, pois tive um atendimento esta semana e a cliente me perguntou sobre o que eu achava, então vamos lá.

Para que serve:
Os shampoos a secos são mais indicados para aqueles dias que nossos fios estão mais oleosos e por algum motivo, como falta de tempo, não podemos lavar o cabelos e precisamos sair assim mesmo, então recorremos ao shampoo a seco para tirar aquela oleosidade excessiva. É importante lembrar que ele não deve ser usado todos os dias e que ele não substitui uma lavagem normal, não existem estudos que comprovam se o uso frequente do shampoo a seco faz mal, mas alguns especialistas no assunto afirmam que o uso diário pode causar algumas irritações no couro cabeludo.

O que diz o fabricante
 “Com o Charming shampoo a seco é possível ter cabelos limpos e perfumados em todas as ocasiões. Sua fórmula exclusiva neutraliza dos odores e remove a oleosidade dos fios de forma instantânea sem deixar resíduos em pó, além de prolongar a durabilidade das químicas (alisamento e coloração) em cabelos que passaram por processos de transformações.”


Ingredientes:
Notei  na composição a presença do Aluminum Starch Octenylsulccinate (Octenylsuccinate Amido de alumínio), ele é um sal de alumínio muito utilizado em cosméticos. É um agente absorvente e anti-aglomerante, no shampoo a seco ele é um dos responsáveis por absorver a oleosidade dos fios.

Sílica hidratada, A sílica hidratada é o dióxido de silício hidratado, ou seja, quando a molécula de dióxido de silício possui moléculas de água associada a sua estrutura. No shampoo a seco a sua função é absorver umidade, sendo assim ela é um dos responsáveis por absorver a oleosidade dos fios.

A fórmula contém álcool, e no shampoo a seco o álcool é o responsável por fazer o shampoo secar rapidamente.

Modo de uso:
“Agite bem antes de usar. A uma distância de aproximadamente 15 cm vaporize o shampoo sempre nos cabelos secos, aplicando desde a raiz até o comprimento dos fios que apresentam oleosidade. Massageie a região da raiz e faça movimentos de enluvamento sobre as mechas até a umidade suavizar. Penteie ou escove os cabelos para um acabamento perfeito. ”

Ele é um aerossol bem cheiroso e realmente não solta aquele pó quando pulverizado.

Quando aplicado ele é geladinho e um pouco úmido, mas conforme vai  massageando a umidade some.

Quanto a promessa de prolongar a durabilidade das químicas, não vi nenhum ingrediente que desempenhe esse papel. O mais correto há meu ver seria dizer que ele não retira a coloração ou progressivas, e não que ele prolonga o efeito delas. Já que relaxamentos modificam permanentemente a estrutura dos fios e não podem ser “retirados”.

Minha avaliação:
Utilizei o este produto em colegas com tipos de cabelos diferentes, e o resultado foi bem decepcionante em todas achei muito emplastado mesmo, deixou com o aspecto de quando se usa as pomadas em pó, um aspecto bem pesado no cabelo.

Como profissional não recomendo a utilização, pois achei que não funcionou, agora esta é minha opinião, e decepciona pelo que a empresa se propõem na apresentação do produto.