quinta-feira, 26 de junho de 2014

Cortes de cabelos femininos 2014

Cortes de cabelo podem revelar a sua personalidade

Curto, médio ou longo. O comprimento do cabelo pode revelar a personalidade de quem usa.



 Já ouviu dizer que ‘a primeira impressão é a que fica’? Ao ver uma pessoa pela primeira vez, já dá para arriscar um palpite sobre sua personalidade. É que o visual de uma mulher, que inclui roupa e cabelo, é capaz de comunicar sobre seu jeito de ser. O visual deixa claro como é a pessoa, sua personalidade e até seu comportamento.

A seguir, descubra o que cada corte e estilo quer dizer sobre a personalidade de quem usa.

Comprimento:

Super curto: a mulher que usa esse comprimento de cabelo, em geral, é motivada por seu jeito ousado, que vai na contramão da moda, ou pela praticidade que o corte oferece, para quem não quer perder tempo nos cuidados diários.

Médio: o corte une a praticidade do cabelo curto e a feminilidade do longo. Fácil de ‘cuidar’, o cabelo médio é a opção de mulheres sofisticadas que desejam ter um corte tão feminino quanto o longo.

Longo ou superlongo: para toda regra há exceção, mas o cabelo longo é símbolo de feminilidade e é escolhido por mulheres jovens, em geral. O longuíssimo, por sua vez, pode indicar que a mulher é conservadora, por exemplo.

Estilos

Pontas desfiadas e repicadas: sempre na moda, são ideais para mulheres versáteis e que gostam de movimentos. Porém, em excesso, pode deixar o corte com ‘cara’ de antigo.

Corte reto: o corte garante um charme clássico ao visual, mas nem sempre é escolhido a partir da personalidade da mulher - já que é uma ótima opção para quem tem pouco cabelo, por exemplo.


Franjas 

Franja longa: além de suavizar as maçãs do rosto, este modelo de franja deixa a mulher sexy e sofisticada ao mesmo tempo.

Franja reta: versátil, o modelo pode deixar a mulher com um visual moderno ou conservador, dependendo do contexto do look. Mas, em geral, a franja reta tem um ar infantil.

Componentes de cosméticos

Silicones....




Oi amigos leitores!



Hoje vou falar sobre um assunto polêmico... os  SILICONES







Os silicones são muito utilizados em cosméticos, mas ultimamente tenho notado que muitas pessoas estão evitando os silicones, e quando as questiono muitas dizem: “eu evito silicones, mas não sei o porquê, ouvi dizer isso e ouvi dizer aquilo outro”. Esse post não é pra dizer se silicones são bons ou ruins, se você deve usa-los ou não, é apenas para mostrar o que eles são e o papel deles nas formulações cosméticas, espero que cada um tire suas próprias conclusões a respeito do uso deles.

O que são silicones?
Silicones são polímeros, derivados da sílica, mas precisamente do quartzo (areia também é um tipo de sílica) cuja sua estrutura mais básica é formada por silício e oxigênio. Ligados a outros componentes esses polímeros formam cadeias químicas inertes, inodoras, insípidas e incolores que podem resistir a altas temperaturas e a ação de agentes oxidantes.
Estão presentes no nosso cotidiano na forma de borrachas, fluidos, emulsões, graxas e etc.


 Dentre as qualidades dos silicones estão, longevidade, permeabilidade e elasticidade.

Silicones em cosméticos:



Silicones são amplamente usados em cosméticos, tanto capilares quanto produtos para a pele. Os fluidos de silicones possuem grande inércia química e boa aderência a pele, por isso são usados em loções e pomadas, eles servem tanto como fluidos para bases de aplicações como também funcionam como aditivos, assim como os óleos minerais, eles possuem capacidade de espalhar-se sobre a pele, contudo os silicones possuem a vantagem de formar uma película fina e de toque seco. Esses benefícios ocorrem por conta da estrutura das cadeias, as cadeias poliméricas são independentes uma das outras, logo quando aplicadas sobre a pele/cabelos elas deslizam uma sobre as outras, permanecendo sobre a pele apenas uma camada. Já os óleos minerais permanecem colados uns nos outros, numa película uniforme que confere um toque gorduroso/pegajoso.


Compostos de silicones são utilizados em uma gama de produtos capilares, shampoos, condicionadores, máscaras de tratamento, finalizadores, colorações, etc. Conferem propriedades como brilho, facilidade no pentear e diminuição no frizz. Quando incorporados aos cremes, eles facilitam a emoliência na aplicação e prolongam o efeito de proteção da pele/cabelos sem deixar aspecto oleoso. Eles diminuem a sensação pegajosa deixada pela glicerina, e também diminuem a sensação de oleosidade quando associados a outras ceras e óleos. Além de melhorar o sensorial dos produtos, eles doam espalhabilidade, brilho, etc.







Como sabemos os nossos fios são compostos basicamente por queratina, o cabelo sofre muitas agressões, químicas e físicas que causam danos a essa estrutura dos fios, esse danos dificultam muito a penteabilidade tanto com os cabelos úmidos, como secos. Os silicones facilitam e muito a penteabilidade dos fios a úmido e a seco.

Uma das principais funções dos silicones é a proteção térmica, justamente pela resistência que eles possuem ao calor, eles conferem proteção térmica aos cabelos, graças ao filme que formam nos fios eles os protegem das agressões causadas pelo calor da chapinha e secador.


Famílias de silicones e suas funções

Quando associados a outros grupos químicos, os silicones formam uma variedade de “famílias” ou “grupos”.

Dimeticones, são hidrofóbicos, ou seja, não interagem com á água, sendo assim eles forma uma barreira protetora na pele e nos cabelos, que impede a perda água, auxiliando assim na manutenção da hidratação.
Em condicionadores os dimeticones  fornecidos na forma de fluidos ou emulsões melhoram a penteabilidade a seco, e a úmido.

Amodimeticones ajudam a manter a coloração por mais tempo, e são utilizados em produtos para cabelos danificados, pois conferem um sensorial sedoso aos cabelos.

Ciclometicones possuem baixo peso molecular e são mais voláteis, e por isso deixam menos resíduos na pele e nos cabelos. E podem ser usados também como solventes para outros silicones de maior peso molecular.

 



Esse texto acima eu escrevi, baseados em estudos da área sobre silicones, agora irei compartilhar com vocês minha opinião, baseada na minha experiência no uso dos silicones.

Minha opinião final 
O silicone possui sim um papel muito importante. A proteção ao calor é essencial para quem faz o uso constante de secador e chapinha, o filme que ele forma nos fios e impede a perda de água auxilia na manutenção da hidratação. O fato de facilitar o pentear é algo que parece bobo mas não é, o pentear  “fácil’ “macio” evita a quebra dos fios, se não fossem os silicones o cabelo sofreria uma tensão muito grande e poderia se partir com mais facilidade. E o brilho quem aí não gosta de um cabelo com brilho??

O silicone em si não trata o cabelo, mas auxilia no tratamento, em conjunto com outros componentes ele faz muito pelos nossos fios sim. E com isso deixo aqui um recado, que não devemos analisar as funções de um componente separadamente, pois em cosméticos eles nunca agem sozinhos, há sempre a influência de um ativo sobre o outro.
Enfim eu uso silicones sim, minhas máscaras favoritas possuem silicones e não pretendo deixar de usa-las, uma vez vi uma frase de uma menina do cronograma capilar que era assim: “não precisa se jogar numa piscina de silicones. Mas se sua máscara favorita contém silicones qual o problema?” Eu penso assim!  Sei que muitas pessoas adeptas a técnica do low/no poo evitam silicones ou pelo menos procuram produtos com silicones solúveis, mas isso é já outra história...