domingo, 26 de fevereiro de 2017

#escovaprogressiva #botoxcapilar #selagem #danosaocabelo #falandodecabelo #paolocabeleireiro

ESCOVAS PROGRESSIVAS E SEUS IMPACTOS NEGATIVOS




Olá pessoal!

Abaixo reproduzo a matéria escrita pelo tricologista Rodrigo Banqueri para a Revista Savoir Faire.
Tem tudo a ver com o que penso sobre estas tais “escovas progressivas” ou qual nome venham a dar a este procedimento que só danifica a haste capilar.

ESCOVAS PROGRESSIVAS E SEUS IMPACTOS NEGATIVOS



Todas as mulheres desejam ter os cabelos impecavelmente perfeitos. Neste sonho feminino, elas se visualizam com os cabelos soltos, com brilho, fios íntegros e com muito movimento. Elas querem os cabelos que causam muita inveja.

Hoje no Brasil temos uma realidade de impacto negativo, que na promessa dos cabelos lisos permanentemente, uma grande porcentagem de mulheres está insatisfeita com os seus cabelos. Com as palavras-chave de praticidade, cabelos sem volumes, brilhosos e fáceis de cuidar, as escovas progressivas conquistaram o território brasileiro. Profissionalmente falando foi o pior produto que o Brasil desenvolveu. Praticamente, todas as mulheres frequentadoras de salões de beleza estão com os seus cabelos danificados pelas as escovas progressivas, que levam diversos nomes, como Botox capilar, selagem, escova de chocolate etc.




O estrago que a progressiva faz com o tempo na fibra capilar, vista microscopicamente.

Quando o formol foi proibido, diversas empresas, muitas clandestinas, desenvolveram seus produtos com alguns ácidos, que agem de forma parecida do formol, sendo muito mais agressivo do que o mesmo, tendo o título de Escovas “sem” formol. Esses produtos agem de forma a blindar os cabelos, por deposição de substâncias de reparação (aminoácidos) e ácidos (blindagem) sobre o cabelo.

Inicialmente, os cabelos têm os aspectos lisos e tratados, as particularidades positivas das escovas progressivas são a praticidade que a mulher consegue arrumar os seus cabelos sozinhas, pois os mesmos se mantem conservados quimicamente por mais tempo, tanto no aspecto liso, quanto tratado. Mas com o tempo a fragilidade aparece.

Os efeitos colaterais são diversos, como o desbotamento da colocarão, enrijecimento dos cabelos, fios quebradiços, reações inesperadas de outros produtos sobre os cabelos. Os fios passam por uma acidificação, correndo um forte estresse físico quando processados com outros serviços, que utilizam produtos químicos que elevam o pH a escala alcalina. A escova progressiva não tem incompatibilidade com outros processos químicos, mas a reação não é confiável. As reações são comprometidas pela resistência da blindagem, com o tempo os cabelos processados por diferentes transformações químicas, sofre um grande desgaste físico.


 Descamação do couro cabeludo com a agressão dos produtos ácido.

A forma mais simples de explicar a interação do produto no cabelo é o enrijecimento da fibra capilar e a conservação da textura lisa. A fibra tem sobreposição de substâncias, que fixam nas cadeias químicas do cabelo, revestindo toda sua superfície e algumas camadas internas do cabelo, cristalizando-os e mantendo-os lisos. Progressivamente, os cabelos vão se tornando mais lisos a cada aplicação de produtos e ações térmicas processadas.

A substância é removida aos poucos, a cada vez que os cabelos são lavados. O produto quando desprende dos fios, perde as características aparentemente saudáveis dos cabelos e levam massa capilar que tiveram afinidades para a sua fixação, tornando a camada de proteção dos fios porosos, muito mais finos e ressecados.

A blindagem no fio dificulta a absorção de ativos de recuperação para a fibra capilar, impedindo o fortalecimento. Consequentemente, surge a aparência quebradiça no cabelo. Também como impacto negativo, os cabelos não têm a mesma fidelidade de reação com produtos específicos, como coloração, descoloração, texturização e tratamentos. Progressivamente, a fibra é danificada, pois quando o produto sai do cabelo é necessário refazer o processo, que aumenta o desgaste da fibra capilar, diferente das ações químicas dos alisantes convencionais, que apenas retocam a região que cresceu os cabelos naturais.




 As pontas duplas aparecem quando o cabelo está danificado, com a sua estrutura enfraquecida.

A recuperação depende de um conjunto de serviços individuais, direcionados depois de uma avaliação criteriosa e direta. Os cuidados diários são mais que necessários, com a contribuição da dedicação e paciência do cliente.

O que as mulheres querem para os seus cabelos são os aspectos das características sensoriais e visuais que um cabelo com boa qualidade representa. Na classificação de características sensoriais, incluir a sedosidade no desembaraçar, macieis dos fios, superfície sem porosidade da fibra e fios resistentes. No aspecto visual o cabelo tem que ter movimento, brilho, fios inteiros e qualidade estética. São esses parâmetros que todas as mulheres buscam para os seus cabelos, muitas vezes na ilusão de fazer um tratamento químico irá ser suficiente para realizar os seus sonhos. Através dessas necessidades, que muito profissionais despreparados executam esses serviços danosos aos cabelos.

Estão surgindo recursos para tratar os cabelos que foram processados por esses ácidos agressivos, que são programas de tratamentos para desintoxicar os fios dos produtos danosos e restauração especifica a cada necessidade. O proposito é recuperar algumas funções mecânicas e físicas da fibra capilar e tratar todo o cabelo, promovendo um aspecto estético de qualidade, para deixar as mulheres mais confortáveis com os seus cabelos, até o crescimento e desenvolvimento do comprimento. Os resultados são muito satisfatórios.






RODRIGO BANQUERI
Consultor Visagista

Hair Stylist: SENAC, Graduação: Visagismo e Terapia Capilar – Anhembi Morumbi, Pós-Graduação: Tricologia Cosmética – Oswaldo Cruz, Presidente da Associação Nacional dos Visagistas. Atua como Visagista na empresa RED TEAM e professor no INSTITUTO IBECO

Imagens: Internet
Fonte: Revista Savoir Faire - edição de 6/11/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário