sexta-feira, 19 de maio de 2017

#escovaprogressiva #alternativaaoformol #formol #escovasemformol #falandodecabelo #paolocabeleireiro

Alisamento ético é opção segura para o cabelo e não prejudica os fios



Hidróxido de sódio é uma das opções. Uso do formol é proibido pela Anvisa e traz muitos riscos para a saúde, como câncer.

Olá pessoal!

No último dia 11/05/2017 o programa “Bem Estar” voltou a falar dos malefícios  dos “deidos” para a saúde de clientes e profissionais cabeleireiros.

Abaixo segue a matéria de divulgação do programa e o vídeo.

Muita gente já fez e muita gente faz o alisamento com formol, mas ele faz muito mal para a saúde e risco de câncer. Tanto para quem está fazendo o procedimento, quanto para quem está manuseando e aplicando o produto.

Mas como alisar o cabelo sem prejudicar a saúde? O Bem Estar convidou dois especialistas para falar sobre o assunto nesta quinta-feira (11): a dermatologista e consultora Márcia Purcelli e o químico Celso Martins Júnior.

O formol, apesar de ter sido proibido pela Anvisa, ainda é muito utilizado em salões de beleza, pois apresenta baixo custo, alta performance e rapidez no processo de alisamento. Entretanto, as reações químicas que o formol promove na cutícula do fio destroem o cabelo por dentro, deixando poroso e fraco a médio e longo prazo.


Uma opção para quem quer alisar o cabelo são os alisamentos éticos. Eles têm o princípio ativo regulamentado e reconhecido pela Anvisa. São eles: hidróxido de sódio (indicado para cabelos crespos e usado por barbeiros para texturização de cabelos masculinos); tioglicolato de amônio (indicado para cabelos ondulados e coloridos); tioglicolato de AMP (bons resultados para cabelos que sofreram com outros processos químicos); e cisteamina de sódio (usado para cabelos crespos, cacheados e ondulados).

Imagens: Internet e Youtube

6 comentários:

  1. Boa tarde Paolo, faço cabelos bem crespos.Com AMP consigo resultado lisinho ou tenho que fazer outro processo (exemplo quando se alisa e sela o cabelo para ficar lisinho)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Logico que você conseguira sim, mas você tem de fazer uma avaliação perfeita da curvatura do cacho que você estará trabalhando.
      Este trabalho que você mencionou e a maior causa de dano na haste capilar, pois os redutores ácidos, não alisam cabelo.
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.

      Excluir
  2. Olá Paolo!sempre fiz alisamento com tioglicolato de amônia, por último usei wellastrate. Sempre sofro pra recuperar o cabelo,mas não posso abrir mão dessa química senão a raiz fica indomável! Vc acha que vale a pena mudar para tioglicolato amp? Nunca tinha ouvido falar dele até ler seu blog!Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana!
      Esta troca de produto é possível, desde que seja feita uma perfeita avaliação de seu tipo de cabelo, pois o tioglicolato de AMP é menos agressivo, tem pH mais baixo do que o de amônio.
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.

      Excluir
  3. Olá paolo! Tenho progressiva n comprimentos dos cabelos posso usar o tioglicolato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Olha tu não mencionou qual tipo de tioglicolato você quer usar.
      Em primeiro lugar antes de utilizar qualquer produto de alisamento faça a mecha teste, para um alisamento perfeito.
      O tioglicolato de AMP é o mais suave, mas tem de saber qual o grau do seu cacho, por isto da importância de fazer a mecha teste.
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.

      Excluir