sexta-feira, 17 de novembro de 2017

#cabelosfinos #dicas #cortes #cuidados #paolocabeleireiro #falandodecabelo

Dicas para Cabelos Finos




Olá pessoal!

Vamos conversar um pouco sobre cabelos finos.

Para entender o porquê dos cabelos finos, é importante saber que os fios de cabelo são compostos de três camadas:

Cutícula, responsável pela proteção do fio.
Córtex, que dá cor, elasticidade, volume e força aos fios.
Medula, porção central esponjosa do fio.

A espessura do fio depende principalmente do córtex. A causa dos fios finos é, geralmente, de origem genética. Para estas pessoas que já nascem com cabelos finos, deve-se simplesmente tomar os cuidados necessários para o tratamento dos fios finos, conforme listado abaixo.

Há também pessoas que adquirem cabelos finos ao longo da vida por outras razões. A principal delas é porque houve um problema de queda de cabelo. A queda de cabelo enfraquece os fios deixando-os finos, sensíveis e fáceis de quebrar. Nesse caso, antes de tomar os cuidados específicos com cabelos finos abaixo, deve-se fazer uma avaliação médica para que seja feita uma análise da causa da queda. Outra causa é o excesso de químicas. A descoloração e a escova progressiva também vão afinando o fio com o tempo.




Cuidados com Cabelos Finos e Sem Volume

1) Cabelos Lisos

Os finos tendem a ser mais oleosos e por isso devem ser lavados diariamente.
Utilizar shampoos específicos para cabelos finos.
Usar shampoo com pH equilibrado ao fio de cabelo e de preferência sem sulfato.
Usar condicionador especifico para cabelos finos
Fazer um corte adequado para aumentar o volume.

2) Cabelos Crespos e Ondulados

Utilizar shampoos específicos para cabelos finos e que dão volume e que são específicos para cabelos crespos e ondulados
Usar shampoo com pH equilibrado a haste capilar  e de preferência sem sulfato.
Fazer hidratação uma vez por semana.
Usar cremes sem enxágue e que ativem o cacho
Fazer um corte adequado para aumentar o volume.

Cuidado com as Químicas

Qualquer tratamento com química (como escova progressiva, alisamentos e descoloração) podem deixar os fios mais finos ainda. Esses tratamentos tornam o cabelo mais poroso, e por isso ele está mais propenso a quebra. Por isso mesmo, é melhor tomar cuidado ao fazer esse tipo de tratamento, ainda mais quando o cabelo está danificado. O cabelo fino recebe a química mais facilmente que qualquer outro tipo, e por isso os danos podem ser profundos em apenas uma aplicação. Antes de fazer qualquer tratamento que use químicas é preciso fazer um diagnóstico capilar, será a densidade do fio que determinará qual a química pode ser utilizada com segurança.

Fonte:Tricologia e a Quimica Capilar - John Halal - 5a. Edição
Imagens: Internet e Pinterest

4 comentários:

  1. Oi boa tarde.
    Muito obrigada pelas dicas que coloca aqui.
    Sou loira natural, com cabelo fino, ralo e MUITO FRIZZ que não gosto, chegando a ficar com vergonha de deixar solto.
    Qual tratamento poderia me indicar no salão?
    Ou shampoo, condicionador e mascara para fazer em casa?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiana!
      Se você tem frizz é devido a falta de hidratação nos cabelos, nós salões você não vai conseguir fazer um tratamento, pois a grande maioria irá lhe indicar fazer progressiva, que só vai piorar o estado do seu cabelo, devido os ativos utilizados terem um pH muito baixo, que leva o comprometimento do couro cabelo, e quebra da haste, e desidratando mais ainda o fio, e em consequência, aumentando o frizz.
      Você pode fazer em casa um tratamento com uma linha de shampoo e condicionar chamada Coconut e argan, o shampoo usar 2 vezes e na segunda deixar uma pausa de 5 minutos, após enxaguar aplicar o condicionador de deixar pausar 15 minutos, e finalizar o cabelo com algumas gostas de Out Frizz (Oil Repair)
      Estou lhe dando informações sem conhecer seu couro cabeludo, sou terapeuta, e tem outros óleos que se podem adicionar ao condicionador que ajudam e muito no combate ao frizz. Por isto lhe aconselho a procurar um terapeuta capilar, para um melhor resultado.
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.

      Excluir
  2. Oi Paolo meu nome é Veridiana. Tenho cabelos finos e descoloridos. Cuido muito deles e tento evitar fazer muita química (mechas a quase um ano só retoco raiz) , tinha parado com a progressiva a quase um ano, mas mesmo reconstruindo, hidratando e nutrindo meu cabelo ficava muito volumoso e estava ondulando novamente. Não uso mais chapinha, só escovo. Poderia me indicar um produto que Alise sem afinar mais o meu fio? Tenho visto tantos BOTOX, organicos principalmente mas li suas matérias de alguns anos atrás e vi que os ácidos podem afinar mais ainda. Mas não sei pra onde correr ou que produto usar pois só acho a base de ácidos ou formol por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Veridiana!
      Bem, você diz que tem cabelos descoloridos, retoque sempre só se faz na área do crescimento, você não informou a cor natural do seu cabelo. Me informa, também, que esta voltando a ficar ondulado, o que deve ser muito bom e bonito.E que faz hidratação etc, deve estar usando um monte de produto errado, pois estes produtos deveriam dar resultado.
      Para tratar seu cabelo, indico procedimentos de envelopamento e nanocristalização( tira o volume). Procure um profissional cabeleireiro que realmente entenda de tratamento capilar, ou principalmente, um terapeuta capilar.
      Esqueça os Botox pois eles não irão fazer nada do que você deseja, e muitos são progressivas disfarçados.
      Obrigado por ler meu blog e pedir minha opinião.

      Excluir