segunda-feira, 3 de abril de 2017

#cabeloproroso #oquefazer #comocuidar #tiposdecabelo #falandodecabelo

POROSIDADE DO FIO DO CABELO
O que é e como tratar.



Olá pessoal!

Nesta postagem vamos continuar a tratar dos tipos de cabelo. Agora a porosidade o que é e como isto interfere na escolha dos produtos que vamos utilizar. Se você chega ao seu cabeleireiro e quer tratar o seu cabelo e ele não examina, tenha cuidado, pois talvez ele não entenda nada de cabelo, ou se para tudo e todas as clientes ele só indica fazer escova ácida, fuja dele, pois ele está longe de ser um bom profissional.

A porosidade é importante, principalmente, para quer tem cabelos crespos, na quadro de classificação de curvas a 4.



Então vamos lá.

POROSIDADE




Porosidade refere-se a quão bem o seu cabelo é capaz de absorver e manter a umidade. É afetada pela camada de cabelo exterior flexível chamado a cutícula, que determina como a umidade e os óleos facilmente passam dentro e fora de seu cabelo.

 Para a maioria, a porosidade é genética, mas também pode ser afetada por fatores externos como exposição, tratamentos térmicos e processamento químico. Conhecer a porosidade do seu cabelo pode ajudá-lo a escolher os produtos certos para manter o cabelo bem hidratado, flexível, forte e brilhante.

DETERMINAÇÃO DA POROSIDADE DO CABELO



Existem dois métodos que você pode usar para descobrir como seu cabelo é poroso.

O teste do flutuador: Pegue uns de fios de cabelo de seu pente ou escova e solte-os em uma tigela com água. Deixe-os sentar por 2-4 minutos. Se o seu cabelo flutua, você tem baixa porosidade. Se ele afundar, você tem alta porosidade.

O teste Slip'n'Slide: Tome uma mecha de cabelo e deslize seus dedos até o eixo (em direção ao couro cabeludo). Se você sentir pequenas colisões ao longo do caminho, isso significa que sua cutícula é levantada e que você tem alta porosidade. Se seus dedos deslizam suavemente, então você tem cabelo de baixa porosidade.

Então temos 3 tipos de porosidade, baixa media e alta.




BAIXA POROSIDADE

O cabelo com baixa porosidade tem uma camada de cutícula firmemente ligada com escalas sobrepostas que ficam planas. Este tipo de cabelo é geralmente considerado saudável, e muitas vezes são muito brilhantes, especialmente quando é escuro na cor. Cabelo de baixa porosidade repele umidade quando você tenta molhá-lo e é difícil de processar uma vez que resiste à penetração de produtos químicos.

Cabelo de baixa porosidade também é propenso a acúmulo de produtos de condicionamento  ricos em proteínas, o que pode deixá-lo sentir rígido. Stick para livre de proteínas, condicionadores diários com umectantes como glicerina ou mel. Use calor moderado com tratamentos de condicionamento profundo livre de proteína para ajudar a abrir a cutícula fortemente ligada.

Cabelo de baixa porosidade requer hidratantes ricos em emolientes, como manteiga de karité, óleo de jojoba, óleo de coco e óleo mineral. Ele também beneficia de produtos umectantes, que atraem e mantêm a umidade ao seu cabelo. Escolha produtos mais leves, baseados em líquido, como leites capilares que não se sentarão em seu cabelo e deixá-lo oleoso ou gorduroso.

POROSIDADE MÉDIA

 Cabelo com porosidade média muitas vezes requer a menor quantidade de manutenção. A camada de cutícula é mais solta, permitindo apenas a quantidade certa de umidade para entrar, evitando muito de escapar. Cabelo com porosidade normal tende a manter estilos e pode ser permanentado e colorido com resultados previsíveis. Ao longo do tempo, no entanto, estes processos podem danificar o cabelo e aumentar a sua porosidade.

Ocasionais tratamentos de condicionamento profundo com condicionadores de proteínas podem beneficiar o cabelo de porosidade média, mas as proteínas não devem ser incluídas no seu regime diário.

ALTA POROSIDADE

 Alta porosidade pode ser uma propriedade inerente do cabelo ou o resultado de danos causados pelo processamento químico, tratamento áspero ou danos ambientais. Cabelo de alta porosidade tem lacunas e buracos na cutícula, que deixam muita umidade em seu cabelo e deixá-lo propenso a frizz principalmente em clima úmido. Mesmo atos simples, como banhos, natação e shampoo podem criar mais danos e quebra devido à enorme quantidade de umidade que o cabelo pode absorver.

Certifique-se de usar ante umectantes em climas com alta temperatura e umidade. Isso ajudará a selar suas cutículas danificadas e impedi-los de absorver o excesso de umidade no ar.

Porque cabelo altamente poroso também pode perder umidade facilmente, é importante usar condicionadores sem enxague, moisturizers e selantes. Então, estes produtos irao ajudar o seu cabelo segurar a umidade que você está dando. Você pode até mesmo acompanhar com uma manteiga de cabelo pesado para ajudar a preencher as lacunas em suas cutículas danificadas e ainda proteger seu cabelo de perder demasiada umidade.

Na próxima postagem irei tratar da DENSIDADE, mas para finalizar esta matéria lembre se você tem cabelos menos densos use produtos mais leves. Se você tem cabelos densos, use produtos mais pesados. O cabelo poroso necessitará mais umidade de modo que não o suga dentro do ar e do frizz. Adicione estas rotinas e produtos a sua rotina diária do cuidado do cabelo para realçar mais seus cachos.

Imagens: Pinterest

Consulta: Tricologia e a química cosmética – John Halal – Ed. Cengage.